Seminário sobre Educação e Cidadania encerra ciclo de debates sobre 200 anos de Independência

Especialistas e governo vão avaliar os avanços e os desafios pelos quais passam o país e como a indústria contribui para a evolução desse cenário

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove, nesta quarta-feira (1/6) das 10h às 12h, o seminário Educação e Cidadania, na sede da instituição em Brasília, com transmissão pelo Youtube da CNI.

O evento é o último de um ciclo de cinco debates, com o tema geral 200 Anos de Independência – A indústria e o futuro do Brasil. O projeto aproveita o simbolismo do Bicentenário da Independência, celebrado neste ano, para estimular o debate sobre os avanços ocorridos no país ao longo dos últimos dois séculos e as perspectivas para as próximas décadas, em diversas áreas. 

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a indústria pretende, com o evento, promover discussões sobre os caminhos que o país precisa seguir para alcançar um desenvolvimento próspero e sustentável.


“Nós, da indústria brasileira, acreditamos que o Brasil tem um enorme potencial para alcançar um grande desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Nosso país tem possibilidade de crescer cada vez mais e estar na ponta do desenvolvimento mundial, mas é preciso enfrentar os desafios”, disse


O evento terá abertura do escritor, professor emérito da UnB (Universidade de Brasília) e ex-senador, Cristovam Buarque. Ele também faz a curadoria da série de seminários. Também participam do debate, mediado pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360:

Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), ex-secretária-executiva do Ministério da Educação e ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo; 

Rossieli Soares, ex-ministro da Educação e ex-secretário de Educação dos Estados do Amazonas e de São Paulo; 

Cláudio de Moura Castro, educador e economista, ex-diretor-geral da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e ex-chefe da Unidade de Políticas de Formação da OIT (Organização Internacional do Trabalho);

Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e diretor-superintendente do SESI (Serviço Social da Indústria).

A série 200 Anos de Independência

O primeiro evento ocorreu em 6 de abril, com o tema Evolução Política e palestra magna do ex-presidente da República Michel Temer. O segundo, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), debateu caminhos para Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Em 4 de maio, o debate foi sobre Desenvolvimento Social. E o último seminário da série ocorrerá em 1º de junho, sobre Educação e Cidadania.


“O Bicentenário da Independência é um momento muito significativo, pois foi a partir de 1822 que nosso país começou a existir como nação livre e soberana. A indústria não poderia ficar de fora dessa celebração, uma vez que, ao longo deste período, desempenhou papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.


O presidente da CNI lembra que esse processo vai desde as pequenas fábricas, que imigrantes instalaram no interior de São Paulo, ainda no período imperial, passando pelo novo ciclo de industrialização ocorrido a partir de 1950 – sobretudo com a expansão dos setores de energia e transporte e a implantação da indústria automobilística no país – até os dias atuais, quando o Brasil passou a ter um dos maiores e maiores modernos parques industriais do mundo.

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Relacionadas

Leia mais

Segundo seminário em celebração aos 200 anos de independência tem participação de Luiza Trajano
Michel Temer participa de seminário sobre 200 anos de Independência, na CNI
Seminário debate desafios e perspectivas da reforma trabalhista brasileira

Comentários