7 fatos incríveis sobre o ecossistema de inovação de Israel

A CNI e a MEI realizam a primeira edição virtual do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação em um dos países mais avançados na área de ciência, tecnologia e inovação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará entre os dias 25 e 27 de maio a primeira edição virtual do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação. A iniciativa tem apoio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e faz parte da agenda de Inserção Global via Inovação.

A imersão será em Israel, um dos países mais avançados na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O grupo conhecerá o que há de mais novo em tecnologia, com oportunidades exclusivas de acesso ao panorama virtual de empresas como a VDDO, referência mundial em segurança cibernética, e a Utilis, especializada em inteligência de infraestrutura baseada em satélite. Entenda porque essa imersão será incrível!

1. Eles sabem criar startups

Sabem criar e criar rápido. Estima-se que a cada ano 1,4 mil startups nasçam em Israel - uma a cada 6 horas! O país tem a maior concentração per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas. A cidade de Tel Aviv é considerada um dos principais hubs de startups do mundo. 

2. E do deserto fez-se a autossuficiência

Cravado no meio do deserto, com poucos recursos naturais de energia e raras fontes de água, Israel precisou de tecnologia e criatividade para encontrar saídas para a escassez. O empenho compensou. Hoje, o país é referência em tecnologias de dessalinização da água do mar.

O conhecimento é exportado para outras regiões afetadas por secas e estiagens prolongadas, como a Califórnia. Além disso, ali foi inventada a técnica de microirrigação, que viabilizou tornar as terras desérticas em zonas de plantio.

3. O exército dá uma força

O alistamento é obrigatório para mulheres e homens em Israel. Além de incentivar o trabalho em equipe, as forças militares dispõem de generosos orçamentos para desenvolver tecnologias relacionadas à segurança nacional.

Aliás, mais de 1 mil companhias foram fundadas por ex-militares de unidades de inteligência e tecnologia do Exército. Tipo o Waze e o OutBrain.

4. Eles pensam grande

Com apenas 9 milhões de habitantes, Israel é um mercado pequeno. Então, os negócios que nascem ali têm de pensar grande por uma simples questão de sobrevivência. Ao desenvolver empresas pequenas muito inovadoras, o país atraiu a atenção de grandes estrangeiras, que acabam comprando muitas startups.

O resultado é supreendente. Israel tem 350 centros de pesquisa e desenvolvimento de multinacionais.

5. Se é que há vantagens em instabilidades geopolíticas...

Israel as encontrou. Não é nenhum segredo que o país está localizado em uma região de bastante tensão geopolítica. Na impossibilidade de contar com os vizinhos e com pouca fartura natural, há uma obsessão em inovar para não depender de ninguém.

6. Assumir riscos é cultural

Imigrar é assumir um risco, de partida. Portanto, um país formado por imigrantes de diversas partes do mundo desenvolveu forte cultura de empreendedorismo e risco. Ajuda a explicar também por que Israel tem uma postura positiva diante do fracasso: "você tentou, errou e aprendeu a fazer certo. Agora faça".

7. Inovação é prioridade. De todos.

Inovação é o centro da estratégia e do sucesso da economia israelense. Segundo o governo, 4% do Produto Interno Bruto (PIB) são investidos em pesquisa e desenvolvimento. 

Além disso, existem cerca 150  fundos de venture capital em operação em Israel. O ecossitema faz de Israel o país com maior concentração de empregados em P&D - 140 a cada 10 mil habitantes - e também o com maior concentração de empregados em alta tecnologia - 1 a cada 10 trabalhadores atua com tecnologia de ponta.

Faça sua inscrição!

Relacionadas

Leia mais

CNI abre inscrições para imersão virtual de inovação em Israel
Países reconhecem importância da inovação para enfrentar a Covid-19, diz diretora da CNI
15 medidas para melhorar a competitividade por meio da inovação

Comentários