Países reconhecem importância da inovação para enfrentar a Covid-19, diz diretora da CNI

Gianna Sagazio falou sobre a inovação no pós-pandemia em seminário virtual da Folha de S. Paulo. Para ela, o Brasil está na contramão do mundo em relação ao volume de investimentos em CT&I para combater a Covid-19

Técnicas de enfermagem manipulando seringa
Aumento do investimento em pesquisa é um dos caminhos para o Brasil enfrentar a crise na saúde

A diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, afirmou nesta quinta-feira (25) que os países mais inovadores reconheceram a importância e aumentaram os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para enfrentar a pandemia de Covid-19.

A declaração foi feita durante participação no webinário Inovação no Brasil, realizado pela Folha de S. Paulo. Segundo Gianna, o Brasil está na contramão do mundo, por contingenciar de forma recorrente os recursos para investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I).


“Estamos na contramão do que está acontecendo no mundo. Com a pandemia, os países reconheceram a importância da inovação e investiram mais em P&D. Já nós no Brasil contingenciamos a principal fonte de investimentos em inovação em quase 90% no ano passado e neste ano reduzimos a previsão do orçamento federal também por volta de 90%”, disse Gianna


“É difícil enfrentar uma crise de saúde com um investimento tão pequeno em pesquisa e desenvolvimento”, acrescentou durante a participação no painel Inovação no pós-pandemia.

De acordo com a diretora de Inovação da CNI, sem uma política nacional de CT&I e apoio às indústrias, as empresas brasileiras não se adequarão à transformação digital. “A maior parte das empresas não conseguirá entrar na quarta revolução industrial sem políticas públicas de incentivo para que  invistam em inovação. E se a empresa não procurar entrar, poderá deixar de existir”, alertou.

Gianna Sagazio observou que a 62ª posição do Brasil no Índice Global de Inovação é incompatível com o fato de o país ser a 12ª maior economia do mundo. Durante o painel, ela também apresentou dados de pesquisas da CNI que mostram o quanto o país está atrasado na agenda de inovação. 

Pesquisas mostram que inovação é o caminho para superar a crise

Um dos dados que chamam a atenção, segundo a diretora, é que 83% das empresas acreditam que a inovação é o caminho para as empresas superarem a crise e voltarem a crescer, embora mais de 80% considerem que não têm estratégia para inovar. “A pesquisa mostra que os empresários entendem que a inovação é de fato o caminho para que as empresas possam voltar a crescer e, ao mesmo tempo, revela a dificuldade que têm para inovar”, pontuou.

Também participaram do painel Inovação no pós-pandemia, moderado pelo jornalista da Folha de S. Paulo Vinicius Torres Freire, o chefe de tecnologia da IBM Brasil, Alberto Miyazaki; o presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francisco Saboya Albuquerque Neto; e o professor do curso de administração USP Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes.

“Temos que transformar em algo comum que empresas tenham estratégias claras de inovação. É preciso criar no país uma cultura que aceite o fracasso, a falha e a incerteza como parte do jogo”, destacou Leonardo Gomes.

Francisco Saboya, por sua vez, defendeu uma política nacional e programas de longo prazo de estímulo à competitividade para que a agenda de inovação avance no país. Já Miyazaki destacou que a competição do mercado sempre vai gerar inovação. “Tenho percebido que as empresas inovaram dentro de seus contextos, sempre por causa da competitividade”, disse.
 

Relacionadas

Leia mais

Derrubada de veto ao FNDCT permitirá ampliação de investimentos em inovação
Após vitória no FNDCT, MEI quer melhorias na Lei do Bem e no Marco Legal de Startups
11 ferramentas que ajudam as empresas a inovar

Comentários