6 dicas essenciais para quem vai decidir o futuro profissional

Veja as dicas abaixo, quem sabe uma delas pode ser para você

Uma coisa é certa, não existe uma cartilha a seguir para alcançar o sucesso na vida profissional. Tudo vai depender de você mesmo, ou seja, o que você quer, onde deseja chegar, os seus sonhos e ambições e acima de tudo da sua determinação. Mas na hora de tomar decisões, não se engane, a dúvida sempre aparece. 

Pensando nisso, a Agência CNI de Notícias ouviu especialistas que participam do Fórum IEL de Carreira, em Curitiba. São eles: a psicóloga e coach Carolina Feltrin, a pedagoga e coach Regina Castro e o gerente de marketing da Ebanx, André Boaventura. Veja as dicas abaixo, quem sabe uma delas pode ser para você:

1 – Tenha paciência, nada é para ontem
Controle sua ansiedade e aceite que as coisas demoram um pouco mais do que a gente gostaria. Jamais desista no primeiro não. Seja paciente e mantenha o foco no seu objetivo. Seja como empreendedor ou funcionário, acredite que uma hora as coisas vão acontecer.

2 – Faça o que gosta, mas também aprenda a gostar do que faz
Dentro de cada profissão, existem muitas possibilidades de atuação, e isso pode confundir. Não dá para fazer tudo. Faça o que gosta, mas também não passe a vida inteira procurando algo para gostar. Por isso também é importante aprender a gostar do que faz. Lembre-se: se você não tiver um pouco de prazer na sua atividade, você vai desistir.

3 – Autoconhecimento é tudo
Entenda quais são sua habilidades, o que você gosta de fazer e se sente bem fazendo. Além disso, tenha muito claro quais são seus valores. Entrar em projetos que vão contra o que você acredita gera muitas frustrações e podem te fazer desistir. Um coach pode te ajudar.

4 – Não conte apenas com a sorte, planeje
Passar em um vestibular pode ser a sua meta, mas como chegar lá? É ai que entra o planejamento e o estabelecimento de pequenas metas até chegar ao objetivo principal que é entrar na faculdade. Planejando como vai ser essa caminhada, desde o tempo para os estudos até possíveis desvios de rota (aquelas festinhas, por exemplo), a chance de sucesso é maior.

5 – Não siga o fluxo, siga você
Não é porque todo mundo está fazendo tal curso que você vai fazer a mesma escolha. Lembre-se, você não é todo mundo. Escolha o que interessa você, e claro, tenha um plano B. Aliás, se lá na frente você decidir mudar, faça isso. Recomeçar, mudar de profissão, mesmo depois de anos não é retrocesso, é acerto.

6 – Receita pronta? Só se for de bolo
O que faz sentido para você pode não fazer sentido para seus amigos e família. Às vezes é difícil ir contra o que todos acreditam como um ideal de carreira, um jeito certo de seguir uma profissão. Mas, entenda, não existe uma fórmula. Enquanto seus pais querem que você vire um CEO de uma empresa multinacional, você pode apenas querer morar na praia, em uma casinha simples, com sua escola de surf. E não existe nada de errado nisso.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Momentos decisivos para o Brasil no mundial de profissões técnicas -  veja como foi o terceiro dia de provas
Primeiro dia do desafio Festa Saudável teve coxinha com farinha de batata doce e brigadeiro de macaxeira
5 dicas dos experts do Fórum IEL de Carreiras pra te ajudar no seu futuro profissional

Comentários