Primeiro dia do desafio Festa Saudável teve coxinha com farinha de batata doce e brigadeiro de macaxeira

A Festa Saudável da OC2016 tem a participação de seis estados: Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte

Não é só a qualidade dos pratos conta na disputa. A apresentação também vale pontos na avaliação das equipes

“Uma experiência inesquecível." Assim o estudante Gabriel Nascimento, 17 anos, define a participação na Olimpíada do Conhecimento. Gabriel faz o curso técnico em Panificação e está na equipe do Rio Grande do Norte, que participa do desafio Festa Saudável.

Ele e os demais integrantes do desafio precisam elaborar cardápios para pessoas com restrição alimentar. São salgados, canapés, doces, bolos e alimentos para uma festa com 20 pessoas com intolerância a glúten, a lactose e diabéticos. Para Gabriel, a prova simula a realidade do mercado de trabalho, com “prazo, correria, controle de qualidade e BPS (boas práticas de produção)".

Nesta sexta-feira (11), o tema foi livre. Os competidores tiveram seis horas para fazer o cardápio especial e foram avaliados pelo trabalho do dia. No sábado (12) e no domingo (13), vão receber um desafio por dia, às 9h30 da manhã, e terão de cumprir o cardápio da prova até as 16 horas. O resultado da competição será divulgado no dia 13, último da Olimpíada, às 19 horas.

Festa Saudável da OC2016 tem a participação de seis estados: Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Cada equipe é formada por seis integrantes, estudantes ou técnicos em Panificação, em Confeitaria e em Alimentos.

As equipes são avaliadas em vários aspectos, como trabalho em equipe, higienização dos alimentos e do ambiente e qualidade do produto entregue – textura, sabor dos alimentos, entre outros critérios. Os avaliadores são representantes do SESI, do SENAI, do SENAC e uma nutricionista.

Equipe de Alagoas na Festa Saudável

INGREDIENTES ESPECIAIS - Bolo feito com farinha de arroz e recheado com ameixa, coxinha com farinha de batata doce, canapé de siri e brigadeiro de macaxeira são alguns dos itens criados pelos competidores da Festa Saudável. Além de atender restrições alimentares, eles têm valor nutricional.

“É um desafio muito grande porque é nossa primeira vez numa competição tão grande. A gente tem que cumprir a missão do desafio da Festa Saudável e representar o estado em Brasília, para todo o Brasil”, diz Paolla Monteiro, 21 anos, de Alagoas, que terminou o curso técnico em alimentos neste mês de novembro e cumpriu o primeiro dia de prova nesta sexta-feira.

Paolla preparou uma mini pizza sem glúten, sem lactose e sem açúcar, além de um croquete de milho e um brownie. Sua equipe elaborou a Festa Tropical, com bolo de banana (sem glúten e sem lactose), coxinha (com massa de batata doce) e doce de brigadeiro com biomassa de banana verde.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

Relacionadas

Leia mais

Projetos ligados à sustentabilidade e à inclusão social vencem Inova SENAI
VÍDEO: Técnico em Panificação pode atuar em todas as áreas do setor
Competidores da Olimpíada do Conhecimento vão produzir uma festa para pessoas com restrições alimentares

Comentários