5 dicas dos experts do Fórum IEL de Carreiras pra te ajudar no seu futuro profissional

“O mundo mudou bem na minha vez”, reclama o bem humorado professor e publicitário Dado Schneider

“O mundo mudou bem na minha vez”, reclama o bem humorado professor e publicitário Dado Schneider. Ele fala de choque de gerações, das transformações do mercado de trabalho, da abertura de um leque infinito de possibilidades que os dias atuais oferecem quando o assunto é carreira. Foi-se o tempo em que escolher uma profissão era escolher entre Medicina, Engenharia e Direito. Mas, diante de tantas opções, muitos jovens ficam sem saber por onde começar. 

A gente sabe como é difícil. Por isso, fomos atrás de dicas de experts no assunto. Felizmente, eles são os palestrantes do Fórum IEL de Carreiras, que reuniu mais de 800 pessoas nesta quinta-feira (6), em Vitória (ES). Eis os conselhos de profissionais inovadores para você conseguir fazer do que ama um trabalho. 

Gil Giardelli, da Gaia Creative 5era; moderador Gustavo Correia, do IEL, e Edgar Gouveia, da Play The Call, durante palestra no Gran Vitoria Hall

1. Saia da zona de conforto 
“Identifique aquilo que te dá frio na barriga, o que te tira da zona de conforto: encontrado esse medo, dê o primeiro passo. No futuro, você não vai se arrepender”, aconselha Du Migliano, um dos criadores do site 99Jobs . Pra ele, é preciso coragem e ousadia para acreditar nas ideias, mesmo que o começo seja difícil e que não exista certeza de nada. Afinal, deu certo pra ele! O 99Jobs tem mais de 4 mil empresas cadastradas para encontrar profissionais perfeitos para cada vaga. 

2. Mais coração, menos dinheiro (pelo menos no início!) 
“Onde você é excelente? O que você gosta de fazer? O que desperta a sua paixão? A gente está tão doutrinado a se mover só por dinheiro que não escuta o coração. E ali, nos seus prazeres, pode estar um caminho”, afirma Edgard Gouveia,  o arquiteto e criador do Play the Call - gincana mundial para resolver problemas  da vida real - vamos combinar, o cara tem autoridade para dar esse conselho! 

3. Tome as decisões por você, e só por você 
Tem muita gente que acaba cursando uma faculdade ou aceitando um emprego para seguir os ideiais de outras pessoas, sejam os pais, os amigos, o companheiro. Mas isso pode ser uma cilada, adverte Du Miglliano. “Escolha o seu caminho e dê valor aos seus ideiais. Todo mundo toma decisões com base no que os outros esperam, mas tome as decisões por você. Você vai levar porradas, mas seu crescimento é fruto da sua experiência. Seja curioso, aprenda a todo momento”, aconselha. 

4. Os problemas das sociedade podem ser uma solução 
A vontade de empreender pode vir de situações da vida real que te incomoda. “O que te tira do sério também tem a ver com o seu propósito. Como juntar as suas habilidades para resolver aquele problema vai te motivar a conhecer, criar”, afirma Edgard Gouveia. 

5. Digitalize-se 
É desnecessário lembrar que a vida depois da internet nunca mais será a mesma. Os profissionais, novos entrantes ou consolidados no mercado, não podem ignorar essa transformação.  “Quase tudo que você aprendeu, que você estudou, está mudando tão radicalmente que você terá de se flexibilizar e dar um novo olhar. Estamos lidando com robôs, com internet das coisas, com muita tecnologia”, projeta Gil Giardelli, webativista. 

O FÓRUM - É a primeira vez que o evento é realizado em Vitória. As palestras de orientação profissional atraíram mais de 800 pessoas ao Gran Vitoria Hall, na capital capixaba. A iniciativa é uma parceria entre o IEL nacional, a federação das indústrias do estado do Espírito Santo e a Rede Gazeta. As próximas cidades a receberem o Fórum são Salvador e Caruaru, em Pernambuco. 

MULTIMÍDIA - Acesse todas as fotos do evento no Flickr da CNI , veja todas as informações no site oficial ou acompanhe tudo pelo aplicativo do Fórum IEL de Carreiras via Android ou iOS 

Relacionadas

Leia mais

Fórum IEL Profissionais Inovadores debate carreiras empreendedoras em São Paulo
Não espere por outros, chame para si responsabilidade pela construção da carreira, diz especialista
7 momentos do Fórum IEL de Carreiras de Goiânia

Comentários