Exportadores do Centro-Oeste consideram o custo do transporte 11% mais crítico do que a média brasileira

A análise dos 10 entraves mais críticos por região mostra que, de forma geral, os exportadores enfrentam os mesmos problemas, a diferença é o nível de criticidade

O custo com transporte foi apontado como um dos principais desafios para as exportações

O custo do transporte e as elevadas tarifas cobradas por portos e aeroportos foram apontados como os maiores desafios às exportações brasileiras qualquer que seja o porte da empresa ou a região geográfica na qual está localizada. A análise dos 10 entraves mais críticos por região mostra que, de forma geral, os exportadores enfrentam os mesmos problemas, a diferença é o nível de criticidade. O estudo foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) , em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Os exportadores da região Centro-Oeste apontaram as greves dos profissionais envolvidos nas exportações e a situação das rodovias fatores mais graves do que os exportadores de outas regiões. Para eles, o custo de transporte reflete as debilidades logísticas da região e é um problema considerado 11% mais crítico do que a média brasileira. No Nordeste, os exportadores mostraram-se mais afetados pelos elevados juros para o financiamento da produção e pela baixa disponibilidade de capital para as atividades de exportação. 

A análise por porte empresarial mostra que as micro e pequenas empresas consideram o excesso de leis, as alterações frequentes nas normas e a complexidade da legislação problemas maiores do que empresas de médio e grande porte. Isso ocorre porque essas empresas tendem a não possuir um departamento jurídico especializado ou recursos para manter uma assessoria jurídica dedicada ao comércio exterior. Veja quais são os principais problemas em cada região: 

Centro-Oeste 
Custo do transporte é 11% mais crítico no Centro-Oeste do que na média nacional. Única região onde as greves de profissionais envolvidos nas atividades de exportação aparecem entre os dez principais entraves. É um fato 12% mais crítico do que no restante do país. 

Nordeste 
Para o Nordeste, a taxa de juros é um problema maior do que as tarifas cobradas em portos e aeroportos. E metade das grandes empresas exportadoras diz que a burocracia afetam seus negócios. 

Norte 
Múltiplas interpretações dos requisitos legais pelos agentes públicos é um problema maior no Norte do que no restante do país. 

Sul 
Única região do País onde a taxa de câmbio aparece entre os dez primeiros obstáculos às exportações. 

Sudeste 
No Sudeste, as micro e pequenas empresas têm dificuldades para conhecer as leis e as normas do comércio exterior, que estão espalhadas em diversas fontes. 

SAIBA MAIS - Faça o download na íntegra do documento Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Empresários recuperam a confiança, informa CNI
Na MEI, empresários e governo discutem prioridades para a inovação em 2018
IEL realiza segunda edição do Fórum IEL de Carreiras em Curitiba. Inscrições são gratuitas

Comentários