Indústria brasileira investe cada vez mais no desenvolvimento sustentável

Iniciativas que incluem a promoção do emprego e da renda, da educação, inovação e conservação do meio ambiente reafirmam o compromisso das empresas com a agenda da sustentabilidade. Acompanhe a série de reportagens especiais da Agência CNI de Notícias

Cinco anos depois da Rio+20, a indústria brasileira já contabilizava avanços notáveis na agenda do desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados pelas empresas são relatados na série especial Indústria Sustentável, da Agência CNI de Notícias.

As iniciativas empresariais, detalhadas em 14 estudos setoriais que integram a série CNI Sustentabilidade, concluída em 2017, incluem ainda a promoção do emprego e da renda, da educação, da inovação e a conservação do meio ambiente. Entre as experiências que serão relatadas na série está a criação pela Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee) de um sistema de logística reversa para equipamentos eletroeletrônicos, que visa aumentar a eficiência e reduzir custos das empresas por meio do compartilhamento de infraestrutura de gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos.

Outra ação é a plataforma educativa Educação para o Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Litorâneas, da Repsol Sinopec Brasil, que oferece qualificação profissional a comunidades litorâneas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os cursos são ministrados em uma unidade móvel equipada com computadores e kits multimídia que atendem 25 alunos por turma. Há ainda o programa de reciclagem e reutilização de materiais do Sinditêxtil-SP, apoiado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Intitulado Retalho Fashion, o projeto pretende organizar a coleta, a triagem e a venda de resíduos têxteis e busca criar condições socialmente justas de trabalho.

VÍDEO - Confira na animação abaixo alguns dados de sustentabilidade em diferentes setores industriais:

CONFIRA - A série especial de reportagens Indústria Sustentável terá nove capítulos e será publicada de segunda a sexta-feira, até o dia 26 de janeiro. Acompanhe aqui os links de todas as matérias:

1º reportagem - Forte presença de fontes renováveis coloca a matriz elétrica brasileira entre as mais limpas do mundo

2º reportagem - Inovação é a chave para indústria automobilística avançar na agenda de sustentabilidade

3ª reportagem - Indústria extrativa reusa 85% de água e trabalha para diminuir geração de resíduos

4ª reportagem - Indústria do aço investiu R$ 3,6 bilhões em ações de proteção ambiental em três anos

5ª reportagem - Indústria de petróleo e gás investe nos objetivos do desenvolvimento sustentável

6ª reportagem - Indústria da construção está comprometida com planejamento e desenvolvimento de cidades inteligentes

7ª reportagem - Indústrias têxtil e de alimentos priorizam uso eficiente de recursos

8ª reportagem - Indústria química reduz consumo de energia e água

9ª reportagem - Fortalecimento da indústria de base florestal é fundamental para cumprimento de metas do Acordo de Paris

Relacionadas

Leia mais

Práticas sustentáveis precisam ser viáveis economicamente, diz presidente do Conselho de Meio Ambiente da CNI
Trinta e quatro conquistas da CNI, SESI, SENAI e IEL em 2017
Aplicativo da CNI tira dúvidas sobre a nova legislação trabalhista

Comentários