Retomada difícil, mas possível

Em artigo publicado na Revista Indústria Brasileira, o presidente da CNI aponta iniciativas importantes que devem ser tomadas entre governos, setor produtivo e trabalhadores para a recuperação da economia

O caminho da retomada da economia após a pandemia da Covid-19 será árduo e, certamente, dependerá de iniciativas importantes, como acesso ao crédito, renegociação de dívidas, incentivo à inovação e adoção de reformas estruturais. Governos, setor produtivo e trabalhadores precisam atuar em conjunto para superar a inevitável e profunda recessão que se avizinha. A energia de todos deve se concentrar não só na recuperação da saúde das empresas, mas também na urgente construção de um ambiente mais propício ao aumento da produção, aos investimentos e à criação de empregos. 

Várias medidas já foram tomadas para aliviar os sérios problemas de caixa das empresas, prejudicadas pelas restrições sociais que se fizeram necessárias para conter o coronavírus. O esforço do governo e do Congresso Nacional tem sido rápido e elogiável, mas, infelizmente, ainda não suficiente. Muitos negócios, especialmente os de micro, pequeno e médio portes, estão morrendo por falta de capital de giro. As linhas de crédito precisam ser mais abundantes e maleáveis, em particular quanto às exigências de apresentação de garantias, para chegar a quem de fato precisa.

No campo tributário, além do adiamento da cobrança de impostos, iniciativa fundamental para dar fôlego às empresas, é necessário estabelecer um abrangente programa de repactuação de dívidas. Uma reforma que realmente diminua o caos a que os contribuintes brasileiros são submetidos é crucial para dar previsibilidade aos empreendimentos, estimular investimentos, tornar o país mais competitivo e criar empregos. Existe um vasto espaço para a redução de burocracia e a simplificação nessa área tão relevante para a economia.

Também é preciso apostar na inovação como forma de modernizar processos e produtos, aumentando o apelo diante de um consumidor que provavelmente se manterá reticente. A automação, combinada com a digitalização na atividade industrial, aumentará a eficiência nas linhas de produção e reduzirá custos. Entretanto, para que o Brasil consiga se conectar com a quarta Revolução Industrial, também chamada de indústria 4.0, o país terá que aumentar de forma expressiva os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

É fundamental, também, a continuidade e a aceleração das reformas estruturais. Além da remodelação do sistema tributário nacional, é preciso empreender uma modernização da máquina administrativa que torne o Estado brasileiro mais leve e eficiente, prestando mais e melhores serviços, com custos mais baixos, para a população. Também é necessária a atualização de alguns marcos legais na área de infraestrutura, que permitam um aumento dos investimentos privados, sejam de empresas brasileiras ou estrangeiras. Um passo gigante foi dado com a aprovação do marco legal do saneamento básico, mas há muito ainda a ser feito nessa área, com destaque para a nova lei do gás, que está em tramitação no Congresso Nacional. 

São muitas as tarefas a serem enfrentadas pelo setor público, pelas empresas e por toda a sociedade, para que seja possível mitigar e mesmo superar os danos causados pela pandemia da covid-19. Diante do atual cenário negativo, sabemos que o percurso não será nada fácil, mas é importante que não se perca a esperança. Tomando as medidas corretas, com urgência e perseverança, é plenamente possível retomarmos a trilha do desenvolvimento econômico e social.

*O artigo foi publicado na edição de agosto da Revista Indústria Brasileira.

Robson Braga de Andrade é o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Confiança cresce em mais de 90% dos setores industriais
CNI oferece dicas para as empresas acessarem linhas de financiamento
Reforma tributária ampla é crucial para saída da crise

Comentários