Queremos ser uma Zona Franca ou uma Coreia?

A discussão sobre o incentivo tributário a produtos importados trazidos de outros Estados não pode ser levada apenas por interesses conjunturais

A discussão sobre o incentivo tributário a produtos importados trazidos de outros Estados não pode ser levada apenas por interesses conjunturais. "Está em jogo o que queremos ser: uma feira livre de importados ou um Estado industrial, uma zona franca ou uma Coreia?, pergunta o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller. 

Para a FIERGS, o diferencial de alíquota é um mecanismo que visa equalizar os tributos de itens produzidos no território gaúcho. A maior parte dos Estados brasileiros recorre a esse expediente no intuito de preservar a sua produção local.

"A indústria gera renda, ou seja, gera poder de compra. Se pararmos de produzir, haverá menos fábricas e, portanto, menos consumidores para comprar no comércio. Por isto, precisamos compensar a nossa perda de competitividade nessa guerra fiscal e fortalecer a indústria", salientou Heitor José Müller. A proposta da FIERGS é a criação de uma lista de exceções, ou seja, o estímulo pode valer para o que não é produzido no Rio Grande do Sul.

Na visão da FIERGS, as entidades empresariais precisam, isto sim, se unir por uma Reforma Tributária que diminua a carga tributária sobre todos os segmentos , que seja simplificadora, e que termine definitivamente com a guerra fiscal no País. "Não cabe olhar apenas o curto prazo. Corremos o risco de atingirmos nós mesmos. É necessário ter como objetivo o desenvolvimento sustentado como um todo, para todos os segmentos ", assinala Heitor José Müller.

Relacionadas

Leia mais

Facilitação de Comércio é o caminho para crescimento econômico das Américas, diz Robson Braga de Andrade
CNI propõe acordo de livre comércio entre Mercosul e Irã
Ministro defende facilitação do comércio exterior para micro e pequena empresa

Comentários