Mapa do Trabalho 2022-2025: confira a demanda de profissionais por estado

O Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2025, com investimento em formação continuada e inicial

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos

País de dimensão continental, o Brasil tem regiões com diferentes vocações econômicas. Entender as características de cada uma e mapear a demanda por mão de obra qualificada é indispensável para alavancar o setor produtivo e garantir o crescimento econômico e social. 

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Desses, 2 milhões são em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 7,6 milhões em formação continuada, para trabalhadores que precisam se atualizar.

As áreas e ocupações que mais necessitam de profissionais qualificados variam de estado para estado e estão diretamente ligadas à vocação econômica da região. Tenda em vista essas particularidades, o Observatório Nacional da Indústria, responsável pelo estudo, separou os dados por estado.

Para se ter uma ideia, no Amapá, em Alagoas e no Pará, a área com maior necessidade de formação é Construção; enquanto no Rio Grande do Norte é Têxtil e Vestuário; e no Distrito Federal, é Tecnologia da Informação. Outro estado que se destaca em TI é São Paulo, que responde por quase metade da demanda nacional por formação na área. Já na Bahia e no Ceará, Couro e Calçados aparece entre as cinco áreas com alta demanda.  

Nos dados por estado, é possível conferir não só as áreas com maior demanda como também as ocupações por nível de formação: qualificação -200 horas, qualificação +200 horas, técnico e superior. Uma curiosidade: a quinta ocupação no nível de qualificação -200 horas do estado de São Paulo é para Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas. Para muitos, um hobby que pode virar profissão. 

Confira a demanda por profissionais por estado:

*Dados em atualização

Sim, nós somos multimídia!

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Relacionadas

Leia mais

Brasil precisa qualificar 9,6 milhões de trabalhadores  em ocupações industriais até 2025
SENAI capacita instrutores para qualificar trabalhadores no Haiti
Oportunidades pra todo lado! SENAI abre 22,6 mil vagas de cursos gratuitos e pagos

Comentários