Indústria absorve costureiras formadas pelo Senai no Ação Fiems

Indústria Cativa Têxtil contratou um grupo de moradoras do Bairro Aero Rancho IV, qualificado no curso gratuito de costura industrial oferecido pela FatecSenai

A indústria Cativa Têxtil, localizada no Polo Empresarial Oeste de Campo Grande, na saída para Terenos (MS), contratou, na manhã desta quarta-feira (08/08), um grupo de moradoras do Bairro Aero Rancho IV qualificado no curso gratuito de costura industrial oferecido pela FatecSenai no âmbito do Programa Ação Fiems, que leva formação profissional do Senai e inclusão digital do Sesi para os bairros da Capital. Formado por 10 costureiras industriais, o grupo foi levado até a empresa pela FatecSenai para participar de um teste admissional e 8 delas foram aprovadas.

Segundo o coordenador do Programa, Artur Quintella, que também é gerente da FatecSenai Campo Grande, ao todo o grupo é composto por 26 formandas de costura industrial, sendo que hoje à tarde mais 10 profissionais passarão pelo teste e outras 6 serão avaliadas amanhã (09/08).

“Do ano passado até agora já encaminhamos 170 formandas em costura industrial para o mercado de trabalho na Capital. O encaminhamento é uma etapa prevista dentro do Ação Fiems e representa a conclusão de todo um processo”, explicou.

Ele acrescenta ainda que o trabalho vem sendo realizado em parceria com o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), que auxilia na prospecção dessa mão de obra para as indústrias que demonstram interesse em absorvê-la.

“No caso específico desse grupo, a empresa entrou em contato pela linha telefônica direta criada pelo CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) para atender as indústrias do segmento do vestuário e têxtil de Campo Grande e região. No contato, a gerência da Cativa Têxtil solicitou indicações de pessoas para trabalhar na produção e, a partir daí, nós entramos em contato com os alunos formados, viabilizando a ida deles até a indústria”, detalhou.

Mercado de trabalho

A analista de recursos humanos da Cativa Têxtil em Campo Grande, Patricia Keitzke, informa que a indústria precisa atender em sua capacidade máxima até o fim deste ano, período em que será entregue o próximo galpão da fábrica, e, por isso, está contratando funcionários. “Sempre necessitamos de mão de obra qualificada e o Senai tem um papel importantíssimo nesse contexto, pois vem sempre ao encontro dos nossos anseios. Sem o apoio do Senai, seria muito difícil preencher as vagas que sempre estão em aberto”, avaliou.

Para a costureira industrial Ana Paula Silva Santos, 19 anos, a oportunidade é o primeiro passo para conseguir mudar de vida. “Este é o meu primeiro emprego com carteira assinada e isso representa tudo em minha vida. Quero aprender mais, adquirir mais experiência me tornar uma excelente profissional aqui nessa indústria”, disse.

Da mesma forma pensa a costureira industrial Bernardina Saralegue de Souza, 62 anos, que trabalhava no campo depois de ficar desempregada. “Sempre gostei de costurar, mas nunca tinha me profissionalizado. Esta oportunidade de trabalhar na Cativa Têxtil está me possibilitando a chance de retornar ao mercado formal de trabalho”, garantiu.

Já a costureira industrial Adenilda Alves, 54 anos, que trabalhou há quatro anos no setor têxtil, resolveu se qualificar novamente e voltar para o mercado de trabalho. “Fiquei muito tempo parada, mas sempre gostei de costurar. Com o curso do Senai foi possível aprender muito mais e agora tenho a oportunidade de voltar a trabalhar nesse segmento”, disse.

Para a costureira industrial Aparecida Silva de Oliveira, 22 anos, o encaminhamento promovido pelo Programa Ação Fiems é a oportunidade de realizar o sonho do primeiro emprego com carteira assinada. “É muito gratificante poder ter acesso a um curso gratuito, se formar e ainda ser contratada na área. Era tudo que eu precisava”, frisou.

Serviço – Os empresários industriais do segmento do vestuário e têxtil interessados na contratação de mão de obra formada pelo Ação Fiems Campo Grande ou nos serviços disponibilizados pelo CTV da FatecSenai Campo Grande podem ligar para o telefone (67) 3325-9674

Relacionadas

Leia mais

Representantes da cadeia têxtil e da moda se reúnem para discutir caminhos para a inovação
Sindivest apresenta balanço e assina com Senai convênio de pacote de serviços
Sindivest e Sesi acertam pacote especial de serviços para indústria do vestuário

Comentários