Fiems garante apoio na industrialização da erva-mate cultivada no Estado

A expectativa é que a produção de erva-mate alcance cerca de 3 mil famílias assentadas

Durante a apresentação do projeto "Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Fronteira", realizada nesta sexta-feira (19/07) pela Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), no Centro de Convenções de Ponta Porã, o vice-presidente da Fiems para a região da Grande Dourados, Sidnei Pitteri Camacho, garantiu o apoio integral do Sistema Indústria, por meio do Senai, no oferecimento de cursos de qualificação de mão de obra para atender as empresas que vão industrializar a erva-mate plantada nos municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai.

"O processo produtivo da erva-mate é longo, cerca de 5 anos. Por isso, a nossa intenção é iniciar um estudo para identificar quais cursos serão necessários para atender a demanda das pequenas empresas que devem ser criadas na região para industrializar a erva-mate. O Sistema Fiems acredita que o avanço desse projeto possibilitará a abertura de uma nova frente de industrialização para a região, onde a erva-mate conta com solo e clima favoráveis, além de grande mercado consumidor do tereré e do chimarrão", avaliou Sidnei Pitteri.

Segundo o padrinho do projeto, senador Waldemir Moka (PMDB), além de criar condições para geração de renda a assentados e a pequenos agricultores da região da faixa de fronteira com o Paraguai, a intenção é resgatar o valor cultural do produto, matéria-prima da mais apreciada e tradicional bebida do sul-mato-grossense, o tereré. "O projeto envolverá os setores público e privado, como entidades ligadas aos industriais, comerciantes e produtores rurais, além de associações de agricultores familiares", garantiu.

O prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais (PPS), destaca que a erva-mate é um produto identificado com a terra e ainda cumpre a legislação ambiental sobre a manutenção de 20% da reserva legal da área explorada. Já Agnaldo Moraes da Silva, assessor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, hoje a produção no Estado é insuficiente para atender a demanda dos consumidores. "Boa parte da erva-mate consumida em Mato Grosso do Sul sai do Paraná. O Estado está perdendo uma grande fonte de recursos, pois a erva-mate é o ingrediente básico do tereré, muito apreciado pela população local", observou.

De acordo com Alexandre Bastos Peixoto, coordenador-geral de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, o projeto pretende reunir empresas privadas e órgãos públicos para atuar na assistência técnica nas áreas de produção. A proposta será desenvolvida, inicialmente, no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, um dos maiores do país, para ocupar a grande mão de obra ociosa de trabalhadores da localidade. A expectativa é que a produção de erva-mate alcance cerca de 3 mil famílias assentadas.

Estimativa preliminar indica que cada hectare plantado gere renda de R$ 10 mil anuais. O objetivo é que a produção da erva-mate tenha cadeia produtiva própria, semelhante à da carne suína e à de frango. "Queremos envolver as empresas, que vão financiar o plantio e depois comprar a produção, como ocorre em outras cadeias", completou Alexandre Peixoto. Além de Ponta Porã, a produção deverá ser incentivada nos municípios de Antônio João, Amambai, Laguna Carapã, Tacuru e Iguatemi.

Relacionadas

Leia mais

Fiems inicia ações para capacitar indústria moveleira para exportação
Indústria estadual permanece otimista em agosto, aponta Radar da Fiems
Ação Fiems forma 65 moradores do Coophavilla II em panificação

Comentários