Modernização corporativa e educação tecnológica na prática

De programas de capacitação a eventos de avanço empresarial, confira destaques da semana da indústria e as iniciativas das federações em benefício dos cidadãos!

Capa do Brasil Indústria da semana traz uma mulher vestida com um jaleco e, atrás, máquinas da indústria.

Quer saber como foi a semana das federações? Vem conferir tudo no Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, o que foi destaque nos estados!

Professores da Rede SESI-MS recebem capacitação da Microsoft

A educação tecnológica já é uma realidade para os professores da Rede SESI de Educação do Mato Grosso do Sul. Todo o corpo docente que atua nas sete escolas SESI no estado foram certificados pela Microsoft em alfabetização tecnológica, e podem fornecer uma experiência de aprendizagem rica e personalizada aos alunos.

As competências globais são verificadas pelo programa Microsoft Certified Educator (MCE), que tem como objetivo avaliar se os educadores entendem como aplicar ferramentas de tecnologia nos seis domínios de conteúdo diferentes. 

As habilidades medidas são: facilitar a colaboração do aluno, a comunicação especializada, a autorregulação, a solução e inovação de problemas reais, o uso de ferramentas de informação e comunicação dos alunos (ICT), e usar ICT para ser um educador efetivo.

Ao todo, 231 profissionais da Rede SESI-MS de Educação alcançaram a certificação da Microsoft, incluindo professores, diretores escolares e analistas. As escolas estão presentes nas cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Naviraí, Aparecida do Taboado e Maracaju.

Além do diferencial no currículo do educador, a certificação permite que os alunos tenham experiências inovadoras de ensino, como observa o articulador da educação tecnológica da Rede SESI, Washington Luiz de Oliveira Carvalho.

"A tecnologia transformou radicalmente as relações humanas, a forma como consumimos informação e também o processo de aprendizagem. A certificação é uma comprovação de que o professor está apto a aplicar o uso da tecnologia em sala de aula. A partir da tecnologia, o processo de aprendizagem torna-se muito mais atrativo", afirma.

Em evento voltado para panificadoras, padarias e confeitarias, SESI Saúde vai debater temas sobre produtividade e inovação para o setor

Chamada do workshop. Ilustração de uma confeiteira.

O SESI Saúde vai realizar, no dia 11 de julho, o II Workshop de Promoção da Saúde e Segurança. Desta vez voltado para panificadoras, padarias e confeitarias, o objetivo é apoiar as empresas do ramo no que diz respeito ao aumento da produtividade, transformação digital dos negócios e segurança no trabalho.

A programação conta com a parceria da Padaria Artesanal Vila do Moinho e a Panificadora Nossa Senhora de Fátima. O evento vai acontecer das 18h30 às 22h, na Sede Administrativa do SESI SENAI Amapá, na Av. Padre Júlio Maria Lombaerd, 2000 – Santa Rita.

Durante a ação, serão abordados assuntos como técnicas para redução de desperdícios e aumento de produtividade, operação segura de máquinas e equipamentos, inovação para geração de resultados e orientações para abertura de empresas e regularização fiscal. Os participantes também vão receber orientações para o cuidado com a saúde e avaliar IMC, glicemia e pressão arterial.

A nutricionista do SESI-AP, Kat Kalissa Barroso, destaca que a ideia de promover o evento anualmente é reunir os diversos segmentos empresariais e apoiá-los no que se refere a ganhos aos negócios. “O Workshop de Promoção da Saúde e Segurança trabalha com temas relevantes, que possam contribuir com a sustentabilidade das empresas. Este ano é a vez de trazer representantes do ramo de alimentos para conversarmos sobre inovação, produtividade e segurança do trabalho”, explica.

Empresário Bruno Veloso toma posse como presidente da FIEPE

Bruno Veloso
A eleição resultou na escolha unânime de Bruno Veloso como representante, com os votos favoráveis dos 32 sindicatos presentes

Empresários, políticos, representantes de instituições do setor produtivo e familiares se reuniram para prestigiar a posse do empresário Bruno Veloso como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) para o próximo quadriênio de 2024-2028. 

Ricardo Essinger, que deixa a presidência da FIEPE, agradeceu pelos anos em que esteve à frente da entidade. “Cada conquista alcançada durante o nosso mandato é o resultado de um esforço coletivo, de uma visão compartilhada e de um compromisso unificado com o futuro da nossa indústria e do nosso estado”, disse, reforçando os desejos de êxito ao seu sucessor.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, falou da importância deste momento e aproveitou o espaço para defender as pautas do setor, como a reforma tributária, dos avanços da indústria e do protagonismo do segmento.

Prefeito do Recife, João Campos destacou que a posse de Bruno Veloso representa o fortalecimento de um ciclo que foi iniciado há 8 anos, com a gestão de Ricardo Essinger. "O Sistema FIEPE tem várias vocações com as suas casas SESI, IEL e SENAI e, entre outras questões, impulsiona a educação no estado", pontuou.

Indústria participa do Minas Summit, o maior evento de inovação corporativa de MG

Com o objetivo de impulsionar Minas Gerais como um epicentro de inovação, fomentando os próximos casos de sucesso das startups locais para o cenário global, a segunda edição do Minas Summit acontece nos dias 26 e 27 de junho de 2024, em Belo Horizonte. Além da presença de mais de 160 painelistas e mais de 1,5 mil startups, a expectativa é receber mais de 8 mil visitantes.

Jovem adulto utilizando um óculos de realidade virtual.
O evento conta com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas, Yazo, CRA MG, Governo de Minas, Codemge e outros. Foto: Divulgação

Com mais de 40 horas de conteúdo divididas entre 4 palcos com programação simultânea, o evento irá contar com a presença de Paulo Mól, superintende do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), na arena de Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema discutido será “Transformando Conhecimento em Inovação e Prosperidade através da Hélice Quádrupla”.

O Minas Summit será sediado no Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte – MG), espaço reconhecido nacionalmente como um dos centros de eventos mais importantes do país. A partir das 9h da manhã, a vibrante comunidade empreendedora do estado já pode se conectar, com inspiração e capacitação. 

Os ingressos ainda estão disponíveis e podem ser adquiridos no Sympla. No site do Minas Summit, é possível encontrar mais informações. No aplicativo, é possível ficar por dentro de detalhes como programações e avisos.

Goiânia é destaque nacional como a capital com menor perda de água na distribuição

Goiânia representa, atualmente, 12,84% do Índice de Perdas de Água, sendo reconhecida com premiações como a capital que possui o menor índice apurado em todo o país. O número é destaque quando comparado com outros grandes exemplos mundiais do setor, com 81,28 litros por ligação/dia de perdas volumétricas e de perdas de água na distribuição na casa dos 12%, enquanto a média nacional no quesito é de 40%.

"Sempre é possível fazer mais quando se tem estratégia e planejamento", afirmou Ricardo Soavinski na Casa da Indústria, em Goiânia, durante reunião do Conselho Temático de Infraestrutura (COINFRA) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). O encontro, moderado pelo presidente Célio Eustáquio de Moura, contou com a participação de conselheiros, empresários e profissionais que atuam no setor.

De acordo com dados apresentados, a SANEAGO cobre 91% do território estadual, atendendo 223 dos 246 municípios goianos e uma população de 6 milhões de pessoas. Nos últimos cinco anos, a companhia ampliou o acesso para mais de 403 mil habitantes, com abastecimento de água, e de mais de 1 milhão de pessoas, com esgotamento sanitário.

Produção industrial do Espírito Santo cresce 6,2% no primeiro quadrimestre de 2024

Uma mão masculina apanhando pelotas de minério de Ferro.
O bom desempenho da indústria extrativa pode ser explicado pelo aumento da extração de petróleo e gás natural e pelo crescimento da atividade de pelotização do minério de ferro. Foto: Samarco/Divulgação

Os resultados positivos da indústria capixaba continuam. No acumulado de janeiro a abril, comparado com o mesmo período de 2023, a produção industrial do Espírito Santo cresceu 6,2% , impulsionada pelo bom desempenho das atividades extrativas (8,3%) e de transformação (2,2%).  

O Espírito Santo teve um resultado acima do nacional nos primeiros quatro meses do ano. De janeiro a abril a indústria nacional cresceu 3,6%. Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) e fazem parte da Pesquisa de Produção Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE.

De acordo com a análise do Observatório da FINDES, o bom desempenho da indústria extrativa pode ser explicado pelo aumento da extração de petróleo e gás natural e pelo crescimento da atividade de pelotização do minério de ferro. 

O presidente em exercício da FINDES, Paulo Baraona, destaca que a atuação das petroleiras independentes no Estado, a partir da política de desinvestimentos de ativos da Petrobras, é um dos motivos que explica o avanço do setor de petróleo e gás.


“Temos visto no ES uma recuperação importante na produção de óleo e gás. E, temos acompanhado de perto, por meio do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, essa atuação das companhias menores, tanto com produção em terra, quanto em mar”, aponta. 


No primeiro quadrimestre do ano, o estado produziu uma média de 176,3 mil barris por dia. O valor é 11,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP)

Relacionadas

Leia mais

Tá esperando o quê? IEL abre 1,2 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2,3 mil
CNI considera inadequada e excessivamente conservadora a decisão do Copom
O que é Venture Capital e como isso pode ser útil para sua empresa?

Comentários