Fiems inicia ações para capacitar indústria moveleira para exportação

Programa Setorial Al-Invest prevê o desenvolvimento de uma série de atividades, visando à competitividade, à promoção comercial e ao fortalecimento de instituições nacionais de apoio às pequenas e médias empresas

No âmbito do Programa Setorial Al-Invest para a Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas, o CIN (Centro Internacional de Negócios) iniciou, nesta segunda-feira (06/08), na sede do IEL, em Campo Grande (MS), uma série de ações para capacitar as indústrias moveleiras de Mato Grosso do Sul para a exportação. A primeira delas foi a realização do curso gratuito de marketing internacional e exportação de móveis, ministrado por Simone Cavassa, especialista em negócios internacionais e graduada em administração e comércio exterior.

Segundo o coordenador do CIN da Fiems, Fábio Fonseca, o Programa Setorial Al-Invest prevê o desenvolvimento de uma série de atividades, visando à competitividade, à promoção comercial e ao fortalecimento de instituições nacionais de apoio às pequenas e médias empresas. “Tivemos a adesão de 14 empresas de Campo Grande, que irão participar das demais ações previstas no âmbito do Programa. A realização do curso de hoje é a primeira ação de um total de 13 que serão promovidas ao longo do 2º semestre deste ano 2012 e 1º semestre do próximo ano”, informou.

Simone Cavassa, que é docente do curso superior de Comércio Exterior oferecido pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), de Porto Alegre (RS), e pela FTEC, de Novo Amburgo (RS), explica que a capacitação em marketing internacional e exportação de móveis tem a finalidade de expandir conhecimento dos empresários locais no que se refere à inserção de empresas no mercado mundial de móveis. “O primeiro passo é caracterizarmos o mercado nacional e mundial, identificando, assim, a produção mundial de móveis em todo o País e no mundo”, reforçou.

Tendências

Ainda durante o curso de capacitação, a especialista, que é profissional da área de comércio exterior e presta serviços de consultoria em planejamento e pesquisa na inserção de empresas em mercados internacionais com mais de 18 anos de atuação no mercado, detalhou aos empresários as tendências e o design de todos os produtos classificados como inovadores. “Também apresentamos os fatores que estão ditando o mercado atual”, completou.

Para o empresário Emerson Cordeiro de Oliveira, a iniciativa pode ser considerada um dos primeiros passos para que o segmento do Estado desponte no mercado internacional. “Necessitamos de mais informações para adquirirmos conhecimento para realizar determinadas atividades e operações”, disse. Já a empresária Luci Micharki ressalta que o setor ainda é insipiente no Estado. “Tenho certeza que essa capacitação vem ao encontro da classe. Temos potencial para crescer mais, mas ainda estamos adquirindo conhecimentos”, destacou.

A arquiteta Karime Said explica que, na empresa de móveis planejados que trabalha, quanto mais conhecimento for possível adquirir, mais os negócios irão prosperar. “Ainda não temos a intenção de exportar, mas necessitamos de informações mais aprofundadas para algumas práticas dentro da empresa”, pontuou.

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