Conselho da CNI faz balanço de avanços nas relações do trabalho em 2017

Colegiado temático lista a regulamentação da terceirização, a atualização da legislação trabalhista e ajustes na NR 12 como principais marcos na modernização das relações do trabalho neste ano

Reunião do Conselho de Relações do Trabalho

A regulamentação da terceirização, a modernização da legislação trabalhista e ajustes no texto da Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12) foram os principais avanços nas relações do trabalho, em 2017. O balanço deste ano e os desafios para 2018 movimentaram os debates da reunião do Conselho de Relações de Trabalho (CRT) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado nesta quarta-feira (25), em Brasília.

“Este é um momento em que as relações do trabalho terão uma guinada substancial no Brasil, quando entrar em vigor a nova legislação trabalhista, em 11 de novembro”, pontuou o presidente do CRT, Alexandre Furlan. “Apesar dos que entendem o contrário, a modernização das leis do trabalho é um avanço por conciliar a função protetora do trabalho com a sustentabilidade empresarial e a competitividade da economia, que são conceitos bem difundidos pelo mundo”.

Para promover um debate amplo e mais abrangente do cenário de relações do trabalho no Brasil, a reunião do CRT agregou outros dois grupos coordenados pela CNI na área trabalhista: a Rede de Representantes em Segurança e Saúde do Trabalho (SST), composto pelos integrantes do setor privado dos conselhos tripartites – governo, empregadores e trabalhadores –, e a Rede de Relações do Trabalho e SST, formada pelos representantes das federações estaduais da indústria.

MODERNIZAÇÃO – A nova legislação do trabalho entra em vigor em 11 de novembro e tem como principal avanço a valorização da negociação coletiva. Este, aliás, é considerado o principal desafio para aplicação da lei, por valorizar o diálogo e possibilitar que empresas e empregados ajustem rotinas e condições de trabalho de acordo com a realidade específica em que estão situados.

Os participantes reforçaram a importância de levar informação técnica e de qualidade para explicar a modernização das leis do trabalho para as empresas e para seus empregados, de forma a mostrar que a nova lei não retirou ou reduziu direitos assegurados na Constituição e, assim, possam aproveitar as possibilidades de negociação que cheguem a soluções mutuamente benéficas.

Segundo Furlan, a aplicação adequada e eficaz das inovações que entram em vigor em 11 de novembro trará ganhos importantes na competitividade e na gestão do dia a dia das empresas. Ele ressaltou que a indústria adotará a lei com cautela, responsabilidade e ética. “Vamos apoiar a inserção da lei de maneira sensata, buscando o equilíbrio e a valorização da negociação coletiva”, disse.

Relacionadas

Leia mais

Nova legislação trabalhista representa avanço significativo para modernizar economia brasileira
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos
Entenda os desafios na aplicação da nova legislação trabalhista

Comentários