Setor industrial apoia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O assunto foi tema na 99ª reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI, realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília

A fabricante de enzimas Novozymes desenvolveu, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) no Paraná, três aplicativos com clássicos da literatura para introduzir no ensino médio a biologia relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em um aplicativo foi disponibilizado o conto Fritt Flacc, de Jules Verne, que trabalha a questão da erradicação da pobreza; em outro, o conto Ostras, de Anton Tchekhov, que trata da erradicação da fome; e o conto O Rei do Rio de Ouro, de John Ruskin, que aborda o tema de água potável e saneamento.

“Se determinado produto criado deixa de atender qualquer um dos ODS, ele não vai para o mercado”, destaca o representante da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes, que participou, nesta quarta-feira (29), da 99ª reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coema), promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

No encontro, o presidente do Coema, Marcos Guerra, disse que a CNI é candidata a um assento na Comissão Nacional dos ODS, coordenada pelo governo federal. O anúncio dos novos integrantes da comissão ocorrerá no próximo dia 5 de abril. “Além disso, a partir de 2018, o Coema integrará o Conselho Temático de Responsabilidade Social da CNI”, disse Guerra.

Para o secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Henrique Villa da Costa Ferreira, o desafio central para implementação dos ODS é de governança. Segundo ele, essa agenda é uma oportunidade para a convergência de políticas públicas. “É necessário construir uma agenda de Estado por meio das etapas de negociação, adequação das metas globais à realidade brasileira e interiorização”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Shelley Carneiro, e o diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Roberto Vieira da Silva Filho.

Relacionadas

Leia mais

A eletrificação com biocombustíveis e o RenovaBio
Indústria de petróleo e gás investe nos objetivos do desenvolvimento sustentável
CNI integra Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Comentários