Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), trazem novas oportunidades de negócios para as indústrias. A declaração é do presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Thomé, durante reunião realizada nesta quinta-feira (28), em Brasília.
“Trata-se de uma demanda da sociedade e quem não adotar perderá mercado”, declarou. “Inclusive, o setor industrial brasileiro já contribui para os ODS.”
No encontro, o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário Willian, apresentou as prioridades dos ODS na indústria na Europa. Entre os temas estão Indústria 4.0, economia circular e desenvolvimento sustentável.
“A ISO tem normas técnicas que contribuem para atingir as metas propostas pelos ODS”, informou William. “Em relação à economia circular o Brasil está sendo um protagonista importante, com a liderança da CNI.”
Para acompanhar as normas ISO aplicáveis aos ODS confira aqui. O Brasil tem direito a voto nos comitês da ISO. Dos 400 comitês, o país participa de 25.