Indústria defende leis claras e flexíveis para implantação do Protocolo de Nagoia

Protocolo estabelece critérios para uso de recursos genéticos

Representantes da indústria defendem a criação de leis claras e factíveis para a ratificação pelo Brasil do Protocolo de Nagoia, que estabelece critérios de acesso e repartição de benefícios do uso de recursos genéticos. O acordo, cuja expectativa de entrada em vigor é outubro deste ano, foi tema do workshop internacional Negócios e Capital Natural: Diálogos para uma parceria sustentável, promovido na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Agência de Cooperação Técnica Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Para o gerente de Sustentabilidade da empresa Beraca, Thiago Terada, que fornece insumos para as indústrias de alimentos e cosméticos, o Protocolo de Nagoia poderá ser positivo, mas é preciso uma legislação menos burocrática que a atual criada pela Medida Provisória 2.052, em 2000. Em entrevista ao Portal da Indústria , Terada disse que a burocracia afasta os investimentos. Ouça aqui.

A gerente de Sustentabilidade da indústria de extratos vegetais Centroflora, Vânia Rudge, também acredita que o Brasil precisa rever com urgência a atual legislação de acesso ao patrimônio genético. Segundo ela, o marco legal precisa promover o acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais. Ouça aqui.

Além de uma legislação mais adequada, é necessário ainda que as empresas tenham mais informações sobre o Protocolo de Nagoia e seus impactos, analisa Edgar Gadelha, diretor da Natural Wax, que fornece enzimas a indústrias a partir da cera da carnaúba. De acordo com ele, esse desafio se torna maior para as empresas de menor porte. Ouça aqui.

Para auxiliar o setor industrial a conhecer e identificar oportunidades em relação ao Protocolo de Nagoia, a CNI lançou na semana passada um estudo que apresenta prováveis cenários para implementação do acordo pelo Brasil. 

Relacionadas

Leia mais

Estudo da CNI traz cenários para a adoção do Protocolo de Nagoia pelo Brasil
Biodiversidade gera oportunidades para elevar a competitividade do Brasil
Indústria debate propostas para a Convenção da Biodiversidade na Coreia do Sul

Comentários