Indústria debate propostas para a Convenção da Biodiversidade na Coreia do Sul

Encontro visa promover a troca de experiências e divulgação de boas práticas em negócios sustentáveis pelo mundo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Agência de Cooperação Técnica Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), realiza nesta semana encontro que aquecerá os debates para a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 12), que será realizada na Coreia do Sul de 6 a 17 de outubro. O workshop internacional Negócios e Capital Natural: Diálogos para uma Parceria Sustentável reunirá cerca de 150 representantes da indústria, do governo, da academia e de organizações não-governamentais de seis países nos dias 8 e 9 de maio. 

O objetivo é promover a troca de experiências e o diálogo da indústria com os demais setores e a divulgação de boas práticas em negócios sustentáveis realizadas no mundo. Entre os principais assuntos debatidos estão os cenários para o Brasil em relação à ratificação ao Protocolo de Nagoia, que estabelece critérios de acesso e repartição de benefícios resultantes do uso de recursos genéticos. Inclusive, durante o evento, a CNI lançará um estudo sobre os impactos para a indústria brasileira da adoção e implementação do protocolo, que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional. 

Também serão debatidas iniciativas de integração de serviços ecossistêmicos na gestão empresarial e experiências para implementação das metas de Aichi em alguns países. Ao todo, são 20 metas estabelecidas para redução da perda de biodiversidade, acordadas entre os países que integram a Convenção da Diversidade Biológica. 

Participam do encontro o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas, Bráulio Dias, e o ministro da Embaixada da Alemanha, Claudius Fischbach. 

EXPOSIÇÃO – Como legado do evento, a CNI e parceiros realizam no Jardim Botânico de Brasília uma exposição de 26 quadros que retratam a flora do cerrado, nativa do Distrito Federal. Intitulada Um Jardim em Aquarela, a amostra da artista Thereza Carvalho, formada pela Sociedade de Artistas Botânicos de Londres, estará aberta ao público a partir desta quinta-feira, 8 de maio, no horário de funcionamento do Jardim Botânico, das 8h30 às 17h30. 

SAIBA MAIS
Evento: Workshop Internacional Negócios e Capital Natural: Diálogos para uma parceria sustentável 
Data e horário: 8 e 9 de maio, das 9h às 18h 
Local: Unique Palace – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, conjunto 42 – Brasília – DF 
Exposição: Um Jardim em Aquarela 
Data e horário: a partir de 8 de maio, das 8h30 às 17h30 
Local: Jardim Botânico de Brasília – Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, Lago Sul

Relacionadas

Leia mais

IEL leva empresários à escola francesa Insead para capacitação de excelência
Campanha da Confederação Nacional da Indústria estimula uso eficiente da energia
Lei do patrimônio genético traz regras claras para pesquisas e uso da biodiversidade, avalia CNI

Comentários