Federação debate sobre gestão de resíduos sólidos

Seminário apresentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as maneiras que a indústria encontra para se adequar à lei

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) realizou, na noite desta quinta-feira (09), o I Seminário Gestão de Resíduos Sólidos na Indústria – Desafios e Oportunidades. Durante o encontro, gestores, industriais e representantes do meio ambiente conheceram um pouco mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as maneiras que a indústria encontra para se adequar à lei.

O seminário foi dividido em dois momentos: a apresentação dos principais pontos da Lei de Resíduos Sólidos e casos de sucesso na indústria piauiense. De acordo com o presidente da FIEPI, Félix Raposo, o encontro é o momento de se buscar soluções e trocar experiências.

“Todo mundo sabe que é preciso respeitar o meio ambiente. Temos que criar uma cultura de preservação. A indústria está fazendo a parte dela, e esse seminário é mais um passo. Vamos trabalhar e cobrar do governo para que ele também faça a parte dele. Se todos não andarem juntos, os nossos esforços serão em vão”, disse o presidente durante a abertura do evento.

Na palestra, a coordenadora do Núcleo Ambiental do Centro Tecnológico do Couro SENAI do Rio Grande do Sul, Lisiane Metz, lembrou os principais pontos da lei e as obrigações da indústria. Ela destacou ainda que a responsabilidade do lixo é de quem o produz. “A lei de Resíduos Sólidos é bem clara quando fala sobre as obrigações de cada um. A responsabilidade é do gerador do resíduo. É ele quem tem que buscar forma de diminuir e tratá-lo de forma adequada”, ressaltou.

Uma das empresas a mostrar o modo como trata o resíduo foi a Piauí Milhos. Hoje a empresa separa o seu lixo e o trabalha de duas formas: o que é plástico é vendido para empresa do Ceará; o que é alimento vira ração animal e é comercializado pela própria indústria. “O que era resíduo virou uma receita para nós”, contou Antônio José Lira.

Além da Piauí Milhos, a empresa Granfina e Socimol também apresentaram seus casos de sucesso.

Relacionadas

Leia mais

Indústria defende ações para avançar na agenda de resíduos sólidos
Saneamento básico e resíduos sólidos são discutidos em reunião do COEMA em Palmas
Máquina desenvolvida no Senai Paraná é solução inédita para resíduos industriais

Comentários