Conselho de Meio Ambiente da CNI debate gestão hídrica e mudanças climáticas

Encontro ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) e contará com a participação de técnicos das federações de indústrias de todo o país, em especial das regiões Sul e Sudeste

Gestão dos recursos hídricos, desafios para a redução e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas e financiamento para a sustentabilidade são os temas da 94ª Reunião nacional do Conselho Temático de Meio Ambiente (Coema) que a Conderação Nacional da Indústria (CNI) realiza na segunda-feira (23), em Vitória. O encontro, que ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), contará com a participação de técnicos das federações de indústrias de todo o país, em especial das regiões Sul e Sudeste.

Um dos principais temas em debate nos conselhos é a crise hídrica no Brasil. Para o presidente do Sistema FINDES e presidente do Coema Nacional, Marcos Guerra, o evento chega ao Estado em momento oportuno. “A região Sudeste está no centro dos debates sobre consumo de água, devido à crise recente de abastecimento. Queremos apresentar propostas, ouvir sugestões e consolidar ações para a questão”, explica.

Entre os palestrantes do evento estão o diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão; o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Rodrigo Júdice; e o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim.

O primeiro painel debaterá os desafios do gerenciamento de recursos hídricos e será conduzido pelo presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FINDES, Wilmar Barbosa. Na sequência, haverá o painel Financiamento para a Sustentabilidade, com a presença do presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Luiz Paulo Vellozo Lucas, e de representantes do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Banco do Nordeste e do Santander.

O último painel discutirá propostas brasileiras para a Convenção de Clima da Organização das Nações Unidas (COP 21-ONU), a ser realizada em dezembro, na França. Nesse painel, o presidente Marcos Guerra falará sobre o compromisso do país com a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Relacionadas

Leia mais

Benedito Braga conta como São Paulo superou a pior crise hídrica dos últimos 85 anos
Estudantes têm de desenvolver aplicativos inéditos com o tema sustentabilidade
Indústria busca alternativas para enfrentar crise hídrica no Nordeste

Comentários