De 11 a 22 de novembro, diplomatas, especialistas e representantes de organizações não governamentais, e dos setores público e privado estiveram reunidos na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29) em Baku, no Azerbaijão, em busca de soluções para a crise climática.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) teve um estande próprio e apresentou as iniciativas da indústria para tornar o setor cada vez mais sustentável.
Durante a conferência do clima, foram discutidos assuntos como:
- Práticas sustentáveis mais adotadas pela indústria brasileira,
- Potencial do hidrogênio verde,
- Projetos de pesquisa e inovação que estão em curso para uma economia de baixo carbono,
- Experiências internacionais em descarbonização; e
- A relação entre saúde e mudanças climáticas
Os resultados da COP29 trazem para o Brasil grandes desafios em sua preparação para a presidência da COP30. Mas se abre também uma oportunidade de mostrar as iniciativas pioneiras do país para uma economia de baixo carbono.
Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, as conferências do clima são a oportunidade de demonstrar o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável.
“A transformação da indústria já está em curso, com ações concretas para reduzir emissões e incorporar a economia circular. Essa mudança não apenas ajuda a cumprir compromissos climáticos, mas produz impacto direto na sociedade, criando empregos de qualidade, promovendo tecnologias limpas e tornando as cidades mais sustentáveis e saudáveis para todos”, disse o presidente da CNI.