Estudantes têm de desenvolver aplicativos inéditos com o tema sustentabilidade

O SENAI desafiou seus alunos a desenvolverem soluções digitais inéditas com foco em sustentabilidade social, econômica e ambiental. O aplicativo deve ser direcionado a consumidores ou empresas

A solução apresentada deverá ser acessível a partir dos sistemas operacionais iOS e Android e disponibilizada via web nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, gratuitamente

Os aplicativos para celulares e tablets estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com os apps, sigla de "aplicação de software”, é possível fazer quase tudo: enviar mensagens de texto, tirar fotos profissionais, jogar games, controlar televisores e até geladeiras. Muitos oferecem utilidades, como os que usam o LED da câmera do celular como lanterna ou ajudam a controlar o orçamento doméstico. Outros, têm objetivos nobres: engajar consumidores em práticas de consumo sustentáveis que permitam otimizar o uso dos recursos naturais. 

Com essa preocupação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desafiou seus alunos a desenvolverem soluções digitais inéditas com foco em sustentabilidade social, econômica e ambiental. O projeto, que pode ser um aplicativo, por exemplo, deve ser direcionado a consumidores ou empresas. E eles serão apresentados no desafio Soluções sustentáveis em TI da Olimpíada do Conhecimento 2016 , a maior competição de profissões das Américas, entre 10 e 13 de novembro, em Brasília. 

Equipes do SENAI do Rio de Janeiro, Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e do Instituto Federal de Rondônia participam da disputa. Cada uma é formada por estudantes das áreas de Redes de Cabeamento Estruturado, Soluções de Software para Negócios, Web Design e Gestão de Sistemas de Redes TI e recebeu R$ 35 mil para a realização do projeto. 

A solução apresentada deverá ser acessível a partir dos sistemas operacionais iOS e Android e disponibilizada via web nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, gratuitamente. No local da competição, uma das tarefas será a estruturação de uma rede wi-fi que possa ser utilizada pelo visitante para acessar e testar o aplicativo. 

AVALIAÇÃO - As ideias apresentadas serão avaliadas por técnicos do SENAI e por representantes de empresas, como a Cisco Systems e Parcos Design. O visitante também poderá opinar na hora sobre qual o melhor produto. Contam pontos as habilidades técnicas aprendidas em sala de aula e aplicadas no projeto. Pesará também o ineditismo do projeto, se não houver nada semelhante no mercado. E claro, se a ideia traz algum tipo de benefício (econômico, social ou ecológico) para a sociedade. 

Os projetos já começaram a ser desenvolvidos pelas equipes. Durante os dias de competição, os estudantes farão os últimos ajustes e finalizarão os aplicativos ou soluções. Depois da Olimpíada do Conhecimento, as ideias poderão ser aprimoradas e, quem sabe, até colocadas no mercado. No entanto, essa decisão ficará por conta das próprias equipes. 
 

O mercado de desenvolvimento de aplicativos é bastante promissor em todo o mundo. A  estimativa é de que existam hoje mais de 3 milhões de aplicativos disponíveis nas lojas virtuais. Os brasileiros estão entre os principais consumidores desses programas. O Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que mais registraram downloads no Google Play em 2014, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020 , estudo elaborado pelo SENAI, o setor de Tecnologias de Informação e Comunicação é um dos que mais vai demandar profissionais qualificados nos próximos quatro anos no Brasil. Serão necessários mais de 600 mil trabalhadores na área. 

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas acontece de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI , neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir alunos da educação profissional competindo em outros desafios como o Carro conceito compartilhável , a Casa popular inteligente e a Festa Saudável 

SAIBA MAIS 
Olimpíada do Conhecimento 2016 
Quando: de 10 a 13 de novembro 
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF 
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias) 
Veja tudo sobre o evento no site oficial 
ENTRADA GRATUITA 

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento desafia alunos a aumentar a produtividade de leite no Brasil
Alunos do SENAI que conquistaram 2º lugar em mundial de profissões técnicas são homenageados no Planalto e no Senado
É crucial pôr a indústria no centro da estratégia de crescimento do país, diz presidente da CNI

Comentários