Inova Talentos lança nova chamada pública para projetos de inovação

Empresas, institutos e órgãos de governo podem apresentar seus desafios de inovação. Inova Talentos faz a seleção dos profissionais adequados para o projeto, que atuam como bolsistas.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta segunda-feira (23) nova chamada pública para o Programa Inova Talentos. O edital é voltado para empresas, institutos de ciência e tecnologia (ICTs), órgãos de governo e entidades do terceiro setor interessados em contar com bolsistas para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Os projetos poderão ser apresentados a partir do dia 7 de outubro, no site do programa.  

Ao longo de três anos, a chamada permanecerá aberta em fluxo contínuo para interessados em contar com a parceria do Inova Talentos em projetos de PD&I. As empresas aprovadas receberão bolsistas selecionados e capacitados pelo IEL, que levará em conta o perfil de cada projeto no momento da escolha do talento. O programa é voltado para universitários, graduados, mestres e doutores.

Os projetos aprovados serão contemplados com bolsas do CNPq a serem custeadas pelas instituições proponentes. O objetivo é que graduandos e graduados, mestres e doutores, realizem atividades de PD&I nas instalações dessas instituições. Dessa forma, os interessados serão responsáveis pelo custeio do bolsista durante o período de capacitação supervisionada. Os recursos serão captados e centralizados pelo IEL e repassados ao CNPq. O CNPq não disponibilizará recursos financeiros próprios na execução deste programa.

“Além dos resultados econômicos e financeiros, em função do lançamento de produtos inovadores e melhorias de processos, o Programa tem favorecido a ampliação da cultura de inovação nas organizações”, afirma o superintendente Nacional do IEL, Eduardo Vaz.

CONTRATAÇÕES –  No último dia 2 de agosto, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, comunicou a renovação, até 2024, do acordo com o CNPq para o programa Inova Talentos. O programa acumula resultados expressivos no desenvolvimento de projetos de inovação, com apoio de jovens talentos, em 26 unidades da Federação.

Desde 2013, quando foi criado, o Inova Talentos já atendeu 635 empresas e aprovou 987 projetos, dos quais 754 finalizados e 233 em execução, além de 1.756 bolsas concedidas. No total, 60% dos bolsistas participantes dos projetos foram contratados pelas empresas.

INOVA TALENTOS – O programa incentiva a indústria e universidades a transformarem pesquisas em negócios, produtos e serviços. Cabe ao IEL conduzir o processo de recrutamento e seleção de potenciais candidatos que são encaminhados para o processo de seleção nas empresas e/ou instituições participantes do Programa.  

Em um primeiro momento, o programa seleciona projetos de inovação das empresas e institutos interessados em receber profissionais. A segunda fase consiste na seleção de bolsistas para acompanhar e desenvolver, durante um ano, o projeto de inovação aprovado pelo programa.

Relacionadas

Leia mais

Programa do SENAI vai elevar produtividade do setor automotivo pelo Rota 2030
Imersão com empresários brasileiros vai explorar ecossistema de inovação em Israel
Comer é um ato mais tecnológico do que você pensa

Comentários