Mulheres na ciência é tema de evento do Tiktok no SESI Lab

No mês da mulher, criadoras de conteúdo e poder público discutem como ampliar participação de meninas e mulheres na ciência. A plataforma também lançou hub de conteúdos sobre o tema

grupo de mulheres aplaudem
O evento contou com a participação de grandes nomes do ambiente digital, do governo e de especialistas

Para incentivar a participação de meninas e mulheres em áreas científicas, o TikTok lançou um hub de conteúdo exclusivo com cientistas e tem promovido uma série de lives e eventos. O encontro mais recente foi realizado, nessa terça-feira (19), no museu 100% interativo SESI Lab, e contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, criadoras de conteúdo e representantes do poder público.

A temática “Ser Mulher e Ser Cientista” foi debatida por vozes femininas relevantes da ciência brasileira como Kananda Eller (@deusacientista), Lorrane Olivlet (@lolivlet) e Ana Elisa (@alemdafarmacologia). Também participaram a secretária executiva do Ministério de Igualdade Racial, Roberta Eugênio; a coordenadora de programas acadêmicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Betina Lima, e a diretora executiva do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Tânia Ribeiro.


“Quando entramos em uma sala como essa, nos sentimos fortalecidas e sabemos que estamos no caminho certo. Mesmo que duvidem do nosso potencial, a gente conhece a nossa narrativa”, destacou a ministra Anielle ao cumprimentar as dezenas de mulheres que lotaram o espaço multiuso Experimento Lab.


O encontro com mulheres cientistas deu continuidade à parceria firmada, em outubro do ano passado, entre a plataforma e o museu. Com prazo inicial de 12 meses, o acordo de cooperação visa promover o uso inovador de ferramentas digitais e de comunicação para experimentação de novas formas de aprender e ensinar.


“Essa é mais uma medida importante para inspirar jovens mulheres e estimulá-las ao ingresso em carreiras relacionadas à ciência e tecnologia. A criação de canais de diálogo com a juventude está na base da parceria entre o TikTok e o SESI Lab. Desenvolver mecanismos de influência com profissionais de referência, em uma linguagem acessível e crível, faz parte desse esforço de geração de melhores oportunidades para meninas que talvez desconheçam seu potencial”, ressaltou Cândida Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional do SESI Lab.

placa mulher na ciencia
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, fez presença no evento

Mulheres na Ciência e no TikTok

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apenas 33,3% dos pesquisadores do mundo são mulheres. Para incentivar mais meninas e mulheres a participarem de atividades de ciências e pesquisa, e se sentirem representadas nos espaços científicos, o TikTok também lançou um hub de conteúdo exclusivo com criadoras cientistas.

O hub reúne uma seleção de vozes femininas da comunidade científica do TikTok que criam conteúdos de diversas temáticas: de curiosidades da ciência e dicas profissionais até os desafios de ser uma mulher cientista no Brasil. Em uma série de lives realizada em fevereiro, criadoras abriram espaços de diálogo sobre a presença feminina no ambiente científico brasileiro.

“Queremos cada vez mais promover o conteúdo científico dentro da plataforma e apoiar essas mulheres que compartilham conhecimento através do TikTok, inspirando milhares de futuras cientistas. Trabalhamos para que o TikTok seja, cada vez mais, um lugar de fala para essas pessoas e um ambiente criativo para gerar conexão de diferentes formas”, diz Luciana Galastri, Líder de Operações de Lifestyle e Educação do TikTok no Brasil.

placa tiktok, crachá

Sobre o TikTok

O TikTok é o destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.

Sobre o SESI Lab

O SESI Lab é um museu interativo, instalado em Brasília, de iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA), o SESI Lab está alicerçado na atuação de seus mantenedores nas áreas de cultura, educação e ciência por mais de 80 anos. Inaugurado em novembro de 2022, o espaço possui programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos e já recebeu mais de 310 mil visitantes desde a sua abertura. 

Leia mais

No SESI Lab, empreendedores podem utilizar espaços maker e biomaker de forma gratuita
SESI Lab inicia primeiro curso para profissionais da educação de 2024
SESI Lab abre inscrições para minicursos sobre tecnologias maker

Comentários