No SESI Lab, empreendedores podem utilizar espaços maker e biomaker de forma gratuita

Às sextas-feiras, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h, em datas previamente definidas, os espaços maker e biomaker são de uso livre para pessoas prototiparem projetos de inovação e de educação

mulher com epi e equipamento eletrônico usa ferramenta

Atenção, profissionais do setor criativo! O programa Maker Livre está de volta ao SESI Lab e disponível para o público em dois dias diferentes da semana. Agora, é possível desenvolver projetos às sextas e aos sábados, em datas previamente definidas, gratuitamente. A próxima edição será nesta sexta-feira (22), das 14h às 18h. Para participar, é necessário fazer inscrição por meio deste formulário.   

No Maker Livre é possível trocar experiências com outros profissionais e ter acesso à estrutura completa do Espaço Maker, incluindo impressora 3D, computadores, cortadora a laser, plotter, máquinas de costura, bancada de eletrônica e ferramentas. Os equipamentos do Espaço Biomaker também estarão disponíveis: microscópio óptico, estereoscópio/lupa, capela de fluxo laminar, microondas, banho-maria, estufa de esterilização, estufa de cultivo/incubadora, geladeira, freezer e destilador.

De dezembro de 2022 a 18 de março de 2024, foram realizadas 34 edições com 253 participantes. Somente em 2023, foram 141 projetos inscritos, 63 projetos atendidos e 33 realizados. “O objetivo é estimular a cultura maker em todas as suas possibilidades. Isso é feito ao proporcionar um ambiente para que profissionais da educação, desenvolvedores de novas tecnologias e pessoas interessadas em criar produtos e processos inovadores usem os recursos disponíveis para desenvolverem suas criações”, explica a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho. 

O calendário do primeiro semestre 2024 já está divulgado com encontros definidos para sextas-feiras, das 14h às 18h, e sábados, das 10h às 13h. Qualquer alteração nas datas e/ou horários é avisada com antecedência no Instagram e no site do SESI Lab. Quem precisar de mais informações após o preenchimento do formulário, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Maker Livre: espaço para projetar e prototipar

O programa foi porta de entrada ao mundo maker para o professor de Artes Visuais da Escola Parque 308 Sul Cleber Cardoso Xavier. Depois de participar de uma edição da formação e do café da manhã, o professor agendou participação no Maker Livre e elaborou, com consultoria da equipe do Educativo do museu, uma estratégia de arte educação para crianças cegas a partir do uso de obras de Athos Bulcão.  

“Vejo o SESI Lab como um local de trocas contínuas e continuadas de conhecimento, formação, estratégias de mediação e educação, bem como uma instituição que promove a facilitação na construção e execução de processos inovadores, principalmente a partir do Espaço Maker. Espero continuar o projeto de arte educação para cegos até a possibilidade de desenvolvermos estratégias tridimensionais, alcançando uma qualidade singular para o processo de inclusão no cenário de mediação artística e museal no Distrito Federal”, diz Cleber.

mulher, branca, mexe em furadeira em parede de madeira

O futuro está na economia criativa

Segundo levantamento do Observatório Nacional da Indústria da CNI, a economia criativa vai criar um milhão de novos empregos até 2030 no Brasil. Atualmente, a economia criativa representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega 7,4 milhões de trabalhadores no país, segundo dados da PNAD contínua para o 4º trimestre de 2022. Em seis anos, o total de trabalhadores na área deve subir para 8,4 milhões.

A expectativa é de que um a cada quatro novos empregos criados nos próximos anos seja em setores e ocupações da economia criativa, de acordo com o Observatório. No emprego criativo, o crescimento será de 13,5% até 2030, comparado a 4,2% nos demais setores.

Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação

Desde a inauguração, mais de 310 mil visitantes conheceram o museu 100% interativo. O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília se posicionou como reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

O SESI Lab tem cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais. 

Relacionadas

Leia mais

Após receber 130 mil visitantes, exposição de Sebastião Salgado se despede do SESI Lab
SESI Lab inicia primeiro curso para profissionais da educação de 2024
SESI Lab abre inscrições para minicursos sobre tecnologias maker

Comentários