Ao som de Mãeana, Bem Gil e DJ Zé Pedro, Night Lab aborda neurociência e química do amor ❤

Em alusão ao Dia dos Namorados, edição de junho do projeto exclusivo para adultos, promovido pelo SESI Lab, traz à luz conceitos científicos para discutir amor e paixão

Night Lab é uma das atrações mais aguardadas do SESI Lab, toda primeira quinta-feira do mês

Adrenalina, epinefrina e norepinefrina, dopamina, serotonina. É mesmo dessa sopa de letrinhas que o amor é feito? A terceira edição do Night Lab, na próxima quinta-feira (1/6), será marcada por uma reflexão que move o mundo: o que é o amor, afinal? Com o tema “Química do amor”, evento realizado pelo SESI Lab contará com performances artísticas, música, além de oficinas maker e exposições temáticas.

Com atividades a partir das 19h, a edição de junho convida o público a refletir sobre o amor em sua pluralidade, explorando as galerias expositivas do SESI Lab, oficinas, performances e apresentações musicais. Os ingressos para o Night Lab já estão disponíveis no Sympla e são limitados. A entrada custa R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e pode ser garantida com antecedência. Cabe lembrar que a política de gratuidade está mantida, exceto para crianças, cuja entrada não será permitida.

A cantora carioca Mãeana e seu parceiro de palco e de vida Bem Gil serão a atração principal da noite, com o espetáculo “Mãeana canta JG”. No repertório, canções de João Gilberto e João Gomes, tecendo uma mistura que une bossa nova com piseiro. O DJ Zé Pedro, a VJ Letícia Pantoja e a neurocientista Karina Abrahão integram a programação. Oficina maker e leituras dramáticas de textos sobre o amor com Maria Carolina Machado e Tati Sabadini completam a maratona no museu 100% interativo.

Foto da cantora Mãeana.
Mãeana é uma das principais atração desta edição do Night Lab

Desde abril, o museu 100% interativo, com um formato inovador em todo o país, tem sido cenário de uma experiência única. Uma programação noturna com um mote bem definido: aproximar pessoas com mais de 18 anos do mundo fantástico da ciência, tecnologia e da arte.


“O SESI Lab contempla diferentes faixas etárias com abordagens diferenciadas para cada segmento. E o Night Lab foi pensado com objetivo de oferecer a oportunidade de adultos desfrutarem de todas as exposições e experimentos do museu, em um contexto ainda mais atrativo, em clima de celebração”, explica o diretor de operações do SESI, Paulo Mól.


A dinâmica é a seguinte: toda primeira quinta-feira do mês a programação de visitas do SESI Lab ocorrerá normalmente, das 9h às 18h. A partir deste horário o museu é fechado para organização das atividades noturnas e reabre às 19h somente para pessoas com mais de 18 anos, e fica aberto até meia noite.  

A cada edição, o projeto contará com performances, shows, oficinas temáticas e experiências de mixologia molecular (com preparação de drinks alcoólicos e não alcoólicos dentro das galerias e exploração de temas de química). Também haverá foodtrucks posicionados em frente ao museu como opção de alimentação.

Durante o Night Lab as apresentações musicais serão realizadas dentro do museu, o que não ocorre em dias normais.

Night Lab reúne músicas, conversa e troca de conhecimentos

Com ineditismo nacional

A iniciativa é inspirada no programa After Dark, do Exploratorium, de São Francisco (EUA), com resultados expressivos na aproximação do adulto com a ciência. O Night Lab será a primeira experiência nessa linha realizada no Brasil.


“Mais um marco para o SESI Lab como pioneiro no estímulo à apresentação de conteúdos relacionados à abordagem STEAM, promovendo também o debate sobre temas de interesse do público, sempre escolhidos de forma contextualizada e com olhares múltiplos”, ressalta a gerente-executiva de Cultura do SESI Lab, Claudia Ramalho.


Do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, o modelo prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e no mercado de trabalho. A metodologia surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, após ser constatado o desinteresse de alunos pelas ciências exatas.

Pisa nova 🎵

Pela primeira vez em Brasília, o show “Mãeana canta JG” chega à capital federal após temporada de sucesso em Salvador (BA), onde o espetáculo nasceu e onde vive hoje a artista nascida no Rio de Janeiro. O repertório do show é composto pela mistura entre as canções eternizadas pelo baiano João Gilberto e os atuais sucessos do pernambucano João Gomes. Juazeiro e Petrolina se encontram na ponte formada por Mãeana, resultando no que ela apelidou de “pisa nova”, a levada do piseiro com a intenção da bossa nova. O canto virá acompanhado de guitarra e percussão, emoldurados pela estética singular de Mãeana que também transforma os palcos por onde passa.

Mãeana é conhecida por eternizar o baiano João Gilberto

  Amor também nas pick-ups, sim!

A programação noturna será iniciada, às 19h, com uma ocupação visual do painel de led com a VJ Leticia Pantoja, considerada uma das mulheres pioneiras no ofício de video jockey no Brasil. Em 16 anos de carreira, já circulou por diversos festivais de arte e tecnologia pelo Brasil e mundo afora E tem no currículo apresentações com artistas como Anitta, Elza Soares, Alceu Valença, Fernanda Abreu, Otto, Marina Sena entre outros. 

Já a partir das 20h, quem comandará a pista será Zé Pedro, um artista dedicado à Música Popular Brasileira. Apesar de ser conhecido com DJ é considerado uma enciclopédia da MPB. Nessa área, ele atua em qualquer esfera: produtor, curador, dono do selo Joia Moderna, apresentador de televisão e até escritor com a publicação do livro “Meus Discos e Nada Mais”.    

O que fazer com essa tal química do amor?

Das 20h30 às 21h30, será promovida conversa com a neurocientista Karina Abrahão. Formada em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (2005), possui mestrado (2008) e doutorado (2012) pelo Departamento em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Entre 2010 e 2018, fez doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos.  Essa formação propiciou uma vasta experiência no estudo de comportamentos impulsivos e formação de hábito. No SESI Lab, o mote será tentar explicar processos químicos e neurais que afetam o corpo humano dos apaixonados.

>> PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NIGHT LAB – “QUÍMICA DO AMOR”

HALL

  • 19h às 21h30: Ocupação visual do painel de led com a VJ Leticia Pantoja
  • 19h30 às 20h: Leituras dramáticas de textos sobre o amor com Maria Carolina Machado e Tati Sabadini
  • 20h às 21h30: DJ Zé Pedro
  • 21h30 às 22h: Leituras dramáticas de textos sobre o amor com Maria Carolina Machado e Tati Sabadini
  • 22h às 23h30: Mãeana canta JG
Mulher dançando em experimentação no museu
No Night Lab, você encontra um espaço de conversa, música e experimentação

EXPERIMENTO LAB

20h30 às 21h30: Conversa com a neurocientista Karina Abrahão sobre a “Química do Amor”

Oficinas e Atividades Educativas

19h30 às 21h30: Ciência afrodisíaca

Venha criar um elixir com aromas, texturas e cores que remetam ao amor, conhecendo plantas, especiarias e reações químicas que podem provocar sensações de prazer. Ao final da oficina, cada visitante leva sua produção.

Local: Espaço Maker

19h30 às 21h30: Cartas de amor invisíveis

Experimente escrever mensagens que envolvam toda forma de amor com tintas invisíveis e criptografia. Inspire-se para enviar e receber mensagens!

Local: Estação Descoberta

19h30 às 21h30: A medida de amar – investigando as reações do corpo

Por meio de um polígrafo e de um termoscópio, investigue as alterações provocadas pelas emoções nas funções do corpo humano, com foco especial no amor. O polígrafo é um instrumento usado para medir a atividade elétrica da pele, que aumenta quando uma pessoa está emocionada. Já o termoscópio é um dispositivo que mede a temperatura corporal, e pode ser usada como indicador das alterações provocadas pelas emoções no sistema nervoso autônomo.

Local: Galeria Imaginando Futuros

Relacionadas

Leia mais

Hello Geeks: SESI Lab traz programação especial com os clássicos do cinema
Night Lab: uma noite no museu com muita música e interatividade
#23 – Conheça o SESI Lab!

Comentários