VÍDEO: A indústria contra o coronavírus - case SESI/SENAI Distrito Federal

SESI e SENAI produzem máscaras de proteção em impressora 3D. Os equipamentos serão doados ao sistema de saúde do DF

Em uma iniciativa conjunta do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI/DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (SENAI/DF), instrutores das duas instituições estão produzindo máscaras de proteção, conhecidas como face shield, em impressoras 3D.

Eles começaram a projetar e a testar a fabricação na segunda-feira (23), e a produção de fato começou na quinta (26).

A estimativa é de fabricar 200 equipamentos até o fim da próxima semana. As máscaras serão doadas ao sistema de saúde do Distrito Federal. 

Em meio a pandemia de covid-19, doença provocada por infecção pelo novo coronavírus, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental para diminuir a propagação do vírus, especialmente para os profissionais de saúde.

A face shield é um protetor facial que cobre toda a frente e a lateral do rosto, de forma a proteger o usuário de doenças que possam ser transmitidas por substâncias corporais, como respingo de sangue, secreção corporal ou saliva. 

Participam da força tarefa dois instrutores, que operam cinco impressoras 3D — três do SENAIDF e duas do SESI/DF — funcionando durante todo o dia no SenaiLab do SENAI Taguatinga (DF).

O material utilizado para fabricação das máscaras é o polímero poliácido láctico (PLA) para impressão da estrutura de fixação na cabeça e uma placa de policloreto de vinila, conhecido como PVC, do tipo acrílica, que é transparente.

Cada impressora demora 1h30min para fazer uma estrutura. Depois da impressão e do corte da placa de PVC, os profissionais demoram apenas 5 minutos para montar. Dessa forma, eles conseguem produzir até 25 máscaras por dia.  

“Esta foi uma das formas que encontramos de o SESI e o SENAI/DF apoiarem a sociedade e a indústria, já que as fábricas terão dificuldades em atender a alta demanda de EPIs, tornando difícil o acesso às máscaras. Assim, o SESI e o SENAI estão se antecipando com medidas de apoio ao enfrentamento ao novo coronavírus”, explicou a gerente de Educação do SENAI/DF, Valéria Silva. 

A orientação do Ministério da Saúde é de que os profissionais da saúde utilizem máscaras do tipo N95 durante o atendimento, não sendo necessário o uso da face shield. Porém, devido à grande demanda no mundo todo e pelo fato da N95 não ser reutilizável, está cada vez mais difícil encontrar esse tipo de máscara para compra no mercado.

Assim, a face shield pode colaborar na redução do risco dos trabalhadores durante o atendimento às pessoas contaminadas com o novo coronavírus. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Combate ao coronavírus: FIEPI doa impressoras 3D para produção de máscaras
VÍDEO: A indústria contra o coronavírus - case Ambev
A indústria une forças contra o coronavírus

Comentários