União de esforços permite eficiência na recuperação de respiradores

SENAI e empresas parceiras disponibilizam mão de obra e experiência para a manutenção dos equipamentos essenciais para o tratamento de pacientes graves com a covid-19

A AMECH convocou os associados para ajudar na manutenção ou no fornecimento de peças

Um mutirão de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Minas Gerais e da indústria mineira está mobilizado para ajudar instituições de saúde que tenham respiradores mecânicos inutilizados por problemas técnicos.

No Centro de Inovação e Tecnologia SENAI (CIT/MG), cerca de 20 profissionais como engenheiros mecânicos, eletricistas e de automação, além de vários técnicos, todos com conhecimento em equipamentos eletroeletrônicos, estão dedicados a essa missão. 

Cerca de 160 respiradores foram enviados ao CIT e mais de 60 já foram devolvidos ao local de origem e estão prontos para atender pacientes da covid-19.

De acordo com o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI/MG, André Zanatta, com a ajuda das empresas, a equipe conseguiu aumentar a força de trabalho para realizar a manutenção dos respiradores. “Com o apoio da iniciativa privada, conseguimos fazer dois turnos, dobrando nossa capacidade. Temos aqui empresas que nos ajudam na manutenção dos aparelhos e que nos trouxeram um conhecimento sobre os respiradores que nós não tínhamos, complementando esse trabalho”, afirma.

Além disso, Zanatta destaca a importância de contar com o conhecimento de empresas que já atuam na manutenção dos respiradores. “Outra forma de apoio que estamos recebendo é o contato com vários fornecedores e representantes de marcas de equipamentos. Isso nos ajuda a acelerar o tempo de manutenção e a quantidade de equipamentos consertados”, explicou.

Uma das empresas parceiras da iniciativa é a ArcelorMittal que participa do projeto disponibilizando mão de obra e adquirindo peças. Funcionários da empresa foram preparados para o novo desafio e com atuação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

“Fizemos treinamentos online com a equipe do SENAI da Bahia e também com a empresa parceira ACLIN”, conta o gerente de Desenvolvimento de Produtos, Alexandre Caldeira. 

Para Caldeira, unir esforços é o diferencial da equipe que está a todo vapor recuperando os respiradores. “O segredo do sucesso é a união para encontrar as soluções para os gargalos que encontramos. Temos uma relação de longa data e de muita confiança com o SENAI”, celebra.

A Soluções Usiminas também une esforços ao SENAI. Para contribuir com a ação, a empresa disponibilizou voluntários técnicos em eletrônica. “Nossos profissionais passaram a integrar uma equipe que já recuperou dezenas de respiradores e impressoras 3D, que estão sendo encaminhados para hospitais de todo o país”, conta o diretor Industrial da Usiminas, Djalma Barros.

Engenheiros mecânicos, eletricistas e de automação são alguns dos profissionais mobilizados

Experiência que faz a diferença

A empresa Medical Hosp, com experiência técnica na área de ventilação mecânica está contribuindo para aumentar a capacidade de consertos e salvar mais vidas. "Disponibilizamos nossa equipe para ir ao SENAI e também na Fiat Chrysler Automobiles (FCA), outro ponto de manutenção, com o objetivo de auxiliar na restauração desses aparelhos. O trabalho é totalmente voluntário e não será cobrado nenhum tipo de mão de obra. Acredito que o momento pede união dos setores público e privado para a resolução do problema", pontuou o diretor da Medical Hosp, José Hilton.

Importante parceira no treinamento dos profissionais envolvidos na reparação dos aparelhos, a Aclin oferece suporte, analisa a calibração e acompanha o diagnóstico dos ventiladores pulmonares ao chegarem para a manutenção e no teste de controle de qualidade antes de retornarem ao uso. “Além disso, organizamos um grupo que mantém contato constante para responder dúvidas, trocar informações técnicas e ajudar na pesquisa e busca de soluções”, contou o CEO da Aclin, Daniel Moura.

Reunindo voluntários

A Associação Mineira de Engenharia Clínica e Hospitalar (AMECH), realizou uma convocação aos associados para ajudar, de maneira voluntária, na manutenção ou no fornecimento de peças.

“Os profissionais podem participar respondendo a um questionário em nosso site, com os dados e a experiência. Este questionário é enviado ao SENAI, que faz uma triagem dos candidatos potenciais e também das empresas fornecedoras de peças. Estamos assessorando tecnicamente o SENAI e a FCA nas demandas enviadas neste importante trabalho conjunto”, contou o presidente da AMECH, Alexandre Noronha Chacon.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Indústria entrega 30 mil máscaras ao governo de Mato Grosso
SENAI Tocantins vai encaminhar respiradores hospitalares para conserto
SENAI Cimatec cria túnel de desinfecção para profissionais de saúde

Comentários