SENAI Cimatec cria túnel de desinfecção para profissionais de saúde

A estrutura criada pelos pesquisadores da instituição custa R$ 10 mil. A primeira já está funcionando no Hospital Espanhol em Salvador

O Cimatec está construindo outros dois túneis

O SENAI Cimatec reuniu profissionais de diversas áreas para combater o Covid-19 na Bahia. A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) já auxiliou na produção e envasamento de álcool, está recebendo e analisando exames de trabalhadores da indústria e também está produzindo máscaras de acetato (face shields).

Agora, a novidade é que pesquisadores da instituição desenvolveram o Túnel de Desinfecção para profissionais de saúde. 

A primeira estrutura está montada e em funcionamento no Hospital Espanhol, que foi reaberto para o tratamento de pacientes com a covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus – em Salvador.

O túnel funciona da seguinte forma: um jato, liberado dentro da estrutura, contém uma mistura de água com hipoclorito de sódio (composto químico encontrado na água sanitária) e atinge todo o uniforme do profissional de saúde, depois do atendimento a pacientes contaminados.

Após a descontaminação, o profissional pode retirar os aparatos, tomar banho e ir para casa.

A primeira estrutura foi montada no Hospital Espanhol, em Salvador

O pesquisador chefe do Instituto SENAI de Inovação em Saúde, Roberto Badaró, explica que essa iniciativa vai reduzir bastante a disseminação do novo coronavírus, já que a contaminação não acontece apenas por toques diretos. “A gente sabe que 50% da contaminação dos profissionais da área da saúde não ocorre somente do contato com o paciente. Ela ocorre também quando tiramos a capa, o gorro, a máscara, ou seja, quando vamos nos desparamentar”, afirma Badaró.

Inspirada em equipamentos utilizados na Alemanha, a equipe da instuição está confeccionando outras duas câmaras. “A gente criou uma solução com os materiais locais, adaptando à nossa realidade”, conta o diretor de operações do SENAI Cimatec, Luís Alberto Breda.

Atualmente, cada unidade do túnel custa R$ 10 mil, mas Breda afirma que continuam pesquisando possibilidades de diminuir o custo de produção.

Sobre o Hospital Espanhol

Fechado desde 2014, o hospital é alvo de uma disputa judicial, mas, após solicitação do governador Rui Costa, foi reaberto temporariamente com 220 leitos para auxiliar no tratamento de Covid-19 na Bahia.

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e os sindicatos de Saneantes, de Cosméticos e de Açúcar forneceram assistência e apoio técnico na desinfecção e higienização do prédio.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

FIEAC reúne informações de produtos bancários disponíveis para empresários
A importância do Sistema S na pandemia
Coronavírus muda realidade do polo de confecções pernambucano

Comentários