Simbologia e inovação encantarão na cerimônia de abertura dos Jogos Nacionais do SESI

No ensaio geral, técnicos de som e iluminação, coreógrafos, bailarinos, decoradores e colaboradores acertaram os últimos detalhes da cerimônia

Um espetáculo ousado vai marcar a abertura da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI na noite desta quarta-feira (10), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. No ensaio geral, realizado nesta terça- feira (9), técnicos de som e iluminação, coreógrafos, bailarinos, decoradores e colaboradores acertaram os últimos detalhes da cerimônia.

Uma grande estrutura foi montada para deixar o espetáculo ainda mais surpreendente. Foram instalados 40 canhões de luzes coloridas e direcionais e 20 refletores. Os convidados não perderão nenhum detalhe, já que sete telões foram distribuídos pelo espaço. “Um evento de grande porte precisa de equipamentos adequados. Temos aqui o que tem de melhor no mercado. O público verá um show de alto nível”, enfatizou o técnico de iluminação, Fernando Ipiranga.

Apresentação e desfile de delegações esportivas, o juramento dos atletas, uma coreografia especial e o acendimento da tocha olímpica - tradicional momento de início de competições esportivas-, serão alguns dos momentos do cerimonial.  “A decoração tem como cor principal o branco, para simbolizar a paz, a renovação do esporte. Os convidados se surpreenderão com o show. O resultado é inovador e muito original”, afirmou o responsável pela comissão de Eventos e Atividades de Lazer dos Jogos Nacionais do SESI, Maurício Quintairos.

ELEMENTOS DA NATUREZA - Um dos destaques do evento é uma coreografia desenvolvida em parceria entre Quintairos e a coreógrafa Clara Pinto. “Os quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo serão as bases do show. Cada um, respectivamente, será associado a um esporte: natação, futebol, voleibol; e o fogo evidencia o início dos jogos, a chama olímpica. O diferencial será a não utilização de chamas verdadeiras. Teremos uma representação de fogo em forma de luz”, disse.

Quintairos também explicou sobre a inclusão de jovens dos programas ViraVida e Atleta do Futuro na coreografia. “Convidamos 100 alunos e eles aceitaram integrar essa equipe de bailarinos. Ao todo, temos 160 pessoas no corpo de baile. O desafio foi enorme, mas o resultado está valendo a pena. Incentivar o esporte, a cultura e facilitar o engajamento dessas crianças e adolescentes fazem parte das propostas do SESI,” finalizou.

Para a costureira Harlene Silva, mãe de Andrew Geovani, de 10 anos, que participa de atividades no SESI desde 2010, proporcionar atividades de esporte, cultura lazer como incentivos são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos jovens. “Meu filho fica feliz em participar, eu incentivo porque ele ocupa a cabeça e sai da rua. Atitudes assim é que fazem ele querer ser alguém na vida e batalhar por algo melhor”, disse.

Para a coreógrafa Clara Pinto, que coordenou uma equipe de profissionais, a proposta foi recompensadora. “Mostraremos um espetáculo belíssimo para o público. Ensaiamos por um mês e hoje, esses jovens já conhecem a linguagem corporal”, disse.

José Raimundo Lobato, de 20 anos, tinha aptidão para a dança e com o incentivo de professores começou a ensaiar para a abertura dos jogos.  Agora, está decidido a seguir carreira e se profissionalizar. “Com essa oportunidade comecei a perceber o que realmente gosto de fazer: dançar. Agora, com apoio e incentivo já sei o que quero para minha vida. Começo os primeiros passos no balé na próxima segunda- feira,” alegra-se.

- A atleta de natação Thaynara Leal da Silva, do Espírito Santo, acenderá a tocha dos jogos nacionais do SESI 2014. 

- A atleta Rita Arêas fará o Juramento do Atleta com os demais participantes dos jogos. 

- O desfile das delegações será feito em seis etapas. Primeiro, será apresentada a delegação da região Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul). Composta por 189 atletas. Depois, com 191 atletas, a delegação da região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo,  Minas Gerais e Espírito Santo. 

- A região Centro-Oeste traz 191 atletas e representa os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e, também, Tocantins. 

- A região Nordeste foi dividida em dois grupos. O primeiro representa os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão e traz 183 atletas; o outro grupo abrange Sergipe, Alagoas, Paraíba, Bahia e Pernambuco com um total de 174 atletas. 

- A região Norte (Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá e Pará) terá 189 atletas. 

- O Hino Nacional será tocado pelo grupo regional Mapinguari. Markinho e banda fazem  o som do evento. 

- Ana Cristina Santos, Welton Bezerra, Valdei Fernandes e Rosana Tamer,  Heloiza Figueireido também assinam a coreografia. Os figurinos são assinados por Clara Pinto. 

- Sessenta alunos da escola de Dança clara Pinto também fazem parte da apresentação.

SAIBA MAIS:
A cerimônia de abertura será realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, nesta quarta-feira (10), às 20h.

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI , em Belém. As provas, em dez modalidades, são disputadas entre os dias 10 e 14 de setembro no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competição . Acesse as fotos no Flickr !

Relacionadas

Leia mais

Belém vai provar que o Norte tem potencial para sediar os Jogos, diz supervisor de Manaus
Conheça Belém, a cidade-sede dos Jogos Nacionais do SESI de 2014
Família e medalha de ouro motivam atleta do Maranhão

Comentários