Conheça Belém, a cidade-sede dos Jogos Nacionais do SESI de 2014

Fundada em 1616, Belém é uma cidade com traços neoclássicos, herança deixada por famílias europeias, com forte influência portuguesa

São quase 400 anos de história, manifestações culturais e diversidade gastronômica. A cidade de Belém, fundada em 12 de janeiro de 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco, é uma cidade com traços neoclássicos, herança deixada por famílias europeias, com forte influência portuguesa. Mas foi no Complexo Feliz Lusitânia que fatos marcaram o ponto de partida para um verdadeiro tesouro da capital paraense. Considerado o “berço” da cidade, o Complexo é composto pelo Forte do Presépio, a Igreja de Santo Alexandre e Catedral Metropolitana de Belém, além da imponente Casa das Onze Janelas.

A partir de 1890, no Ciclo da Borracha, a capital paraense passou a ser considerada uma das cidades mais desenvolvidas do país. No início do século XX, período em que a capital ganhava os prédios mais luxuosos e modernos da época como o Cinema Olympia - o mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, e o Theatro da Paz, eleito como umas das sete maravilhas do Brasil. Outros prédios como o Palácio Antônio Lemos e o Palácio Lauro Sodré, hoje são museus recebendo exposições nacionais e internacionais.

Na mesmo período, Belém ganhava o título de “Cidade das Mangueiras” e também um dos maiores mercados de feira livre da América Latina, o Ver-o-Peso. O Complexo, situado às margens da baía do Guajará é tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional desde 1997, e é parada obrigatória para quem visita a capital. A feira é abastecida com vários gêneros alimentícios e ervas medicinais da Amazônia, o que a transforma em atração internacional, recebendo chefes de diversas partes do mundo em busca de seus produtos e sabores originais.

DIVERSIDADE GASTONÔMICA E CULTURAL - Os primeiros habitantes de Belém, os índios Tupinambás,  deixaram uma rica herança à capital paraense. As cores, cheiros e sabores, assim como a tradicional culinária paraense composta por maniçoba, pato no tucupi, tacacá, e os frutos como cupuaçu, bacuri, tucumã e açaí, são iguarias que atraem a todos que chegam à cidade.

Além disso, as manifestações culturais ganham cada vez mais o cenário nacional e internacional. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado há mais de dois séculos, reúne mais de 2 milhões de pessoas nas ruas do centro de Belém, a configurando como a maior manifestação religiosa católica, realizada todos os anos no segundo domingo do mês de outubro. As danças como carimbó, lundu, siriá e marujada são tipicamente de origem cabocla. Porém, a batida eletrônica do tecnobrega está ganhando cada vez mais espaço nos quatro cantos do país.

Este ano, o “RexPA”, protagonizado pelos times Remo e Paysandu, completou 100 anos de amor ao esporte local e reforça a vocação para as tradições esportivas. Belém já recebeu grandes eventos esportivos como o Grand Prix de Atletismo, o Clássico das Américas entre Brasil e Argentina, Jogos Escolares da Juventude, todos eles repercutindo nacionalmente pelo recorde de público.

Nos Jogos Nacionais do SESI, não vai ser diferente. Toda essa beleza e hospitalidade estarão preparadas para receber os trabalhadores–atletas e apoiar a integração e o incentivo à qualidade de vida.

Relacionadas

Leia mais

Belém recebe a 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI entre os dias 10 e 14 de setembro
Trabalhador-atleta se prepara para a fase nacional dos Jogos do Sesi em Belém
Delegação paraense terá 22 atletas nos Jogos Nacionais do SESI 2014

Comentários