SESI orienta indústrias para o momento de retomada das atividades

Orientações atualizadas incluem medidas de segurança nos deslocamentos dos funcionários e em locais de grande concentração de pessoas

O uso da máscara não deve ficar restrito ao ambiente de trabalho, mas também no deslocamento do trabalhador

Nesse momento em que diversos setores da economia estão retomando as atividades, após algumas semanas de paralisação por conta da pandemia de covid-19, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Paraná lançou novos materiais online com recomendações para auxiliar as indústrias, elencando medidas que devem ser implantadas durante esse processo de retorno.

“Vale lembrar que cada município do estado tem a própria regulamentação e está estabelecendo uma rotina diferente de retomada das atividades, mas, de forma geral, as orientações são as mesmas e têm como principal destaque a obrigatoriedade do uso de máscaras, mesmo que caseiras, em ambientes públicos e com grande concentração de pessoas”, comenta a gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rosangela Fricke.

Para ela, o uso da máscara não deve ficar restrito ao ambiente de trabalho, mas também no deslocamento do trabalhador, tanto na ida quanto na volta para casa e, quando necessário, à circulação na cidade.

“A segurança dos funcionários também passa pelo momento de deslocamento. Com mais pessoas na rua e no transporte público, é preciso que a máscara seja utilizada durante o percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa, para evitar riscos para sua saúde, de sua família e também dos colegas de trabalho. Além disso, é preciso um cuidado para que essa máscara esteja sempre higienizada da forma correta, estando adequadamente limpa e conservada para que não haja contaminação”, completa.

Outras recomendações

Os novos materiais elaborados pelo SESI foram divididos por ramo de atividade das indústrias (alimentos e bebidas, construção civil, frigorífico, madeireira, metalmecânica e indústria geral), trazendo recomendações específicas para cada uma delas e checklists com as medidas que cada uma delas pode – e deve – adotar neste momento.

“Algumas das orientações valem para todos os ramos industriais, como evitar a aglomeração de pessoas em locais, como os refeitórios. Além disso, independentemente de qual seja a área de atuação da indústria, é preciso ter uma atenção especial com a implantação dos planos de retomada para continuidade dos trabalhos em segurança”, conclui Rosangela.

A gerente ainda lembra que a instituição tem uma central de saúde para atendimento dos funcionários das indústrias do estado, que funciona por e-mail ([email protected]) e Whatsapp (41) 9 9602-6727.

Todos os materiais podem ser consultados pelo site de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do SESI do Paraná.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança Guia de Saúde Mental para o período de pandemia
SENAI lança primeira plataforma de ensino  adaptativo na educação profissional
Coronavírus causa queda sem precedentes na atividade industrial

Comentários