Os salões de beleza de Campo Grande (MS) voltaram a funcionar após 15 dias de portas fechadas como medida de prevenção contra o novo coronavírus. Para reabrir as portas, os estabelecimentos de beleza e estética devem seguir uma série de regras e protocolos e, para cumprir estas medidas de biossegurança estabelecidas pelo decreto da prefeitura, o Serviço Social da Indústria (SESI) oferece aos empresários do segmento uma consultoria de graça especial para a covid-19.
O trabalho é 100% subsidiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Sebraetec, e, por isso, os estabelecimentos de beleza interessados precisam apenas realizar a adesão.
O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI/MS, Michel Klein, explica que a consultoria consiste em um diagnóstico do espaço, que avalia se o estabelecimento e os profissionais estão atuando de acordo com as medidas de biossegurança estabelecidas para o enfrentamento da pandemia da covid-19.
“Após esta análise, a área técnica do SESI apresentará as mudanças necessárias e indicará como elas podem ser implementadas para que o estabelecimento siga as regras de controle e resoluções preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo decreto da prefeitura”, acrescentou Michel Klein.
Ele lembra, ainda, que o SESI, em parceria com representantes locais do segmento de beleza e estética, elaborou o Plano de Contenção de Risco apresentado à prefeitura da capital para autorização da reabertura dos estabelecimentos e, portanto, detém conhecimento específico sobre as medidas a serem implantadas.
O diagnóstico verifica os espaços e procedimentos dos mais diversos profissionais que atuam em estabelecimentos de beleza, como cabeleireiros, manicures, pedicures, maquiador, maquiador de caracterização, esteticista, recepcionista, barbeiro e manobrista, e apresenta as orientações necessárias e como implantá-las. Também são detalhadas as condutas dos clientes durante o atendimento, para serem repassadas a eles.
Quem já passou pela consultoria
Proprietária da clínica de estética e loja de cosméticos Fonte da Beleza, a empresária Lígia Moura contratou a consultoria gratuita do SESI para garantir a proteção das clientes e profissionais que atuam com ela. O diagnóstico do engenheiro de segurança do trabalho Arilson Lima de Faria, que conduziu a consultoria, já foi realizado.
“Agora, vamos entregar um relatório com a nossa devolutiva, contendo apontamentos e orientações sobre as mudanças a serem implementadas”, explicou o engenheiro.
“Acredito que a clínica já estava de acordo com as normas de segurança porque desde a inauguração já tínhamos um Plano Operacional Padrão e de Gerenciamento de Resíduos. Mas optei por receber o diagnóstico da instituição para ter a certeza de que vamos atender oferecendo toda segurança para nossas clientes.
O consultor foi bastante didático e de imediato já nos deu um norte para continuarmos nosso trabalho”, considerou Lígia Moura sobre a consultoria.
O diagnóstico é todo realizado por vídeo chamada, conforme os protocolos de prevenção da covid-19. Basta que o estabelecimento indique um responsável, que atuará como um interlocutor da consultoria, apresentado (via celular) os espaços e processos de trabalho da empresa aos profissionais do SESI que farão a identificação das mudanças necessárias.
Como contratar a consultoria grátis do SESI e Sebrae
Para contratar e obter mais informações sobre a consultoria especial contra o Covid-19 basta acessar o Canal da Indústria – plataforma de relacionamento do SESI para atendimento remoto às empresas durante a pandemia do novo coronavírus.
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.