Jogo eletrônico ajuda trabalhadores a melhorar hábitos alimentares

Novidade foi apresentada na 13ª edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que ocorre em São Paulo até o dia 2 de outubro

"Essas ações trazem bem estar aos profissionais" - Andrea Ferreira

Um jogo eletrônico que incentiva trabalhadores a melhorar hábitos alimentares será uma das atrações apresentadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) na 13ª edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida. O evento, realizado de 29 de setembro a 2 de outubro, em São Paulo, terá como tema Inovação para a Qualidade de Vida das Pessoas.

O game foi testado com cerca de 200 trabalhadores da indústria de fixadores FEY, em Santa Catarina. Durante seis meses, eles precisaram cuidar da saúde de avatares (personagens virtuais) através da combinação de alimentos que montassem pratos saudáveis e sendo orientados por uma nutricionista virtual. Os trabalhadores também faziam registros da própria alimentação e respondiam a quizes, que permitiu a verificação da melhora nos indicadores alimentares dos participantes.

O projeto Tecnologia Digital de Mudança de Comportamento foi um dos 39 trabalhos aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação 2011, que apoia inovações na área industrial. Foram investidos, naquele ano, R$ 7,5 milhões para a execução das iniciativas.

RESULTADOS - De acordo com a gestora do projeto, Greice Bordignon, os resultados foram positivos e ajudaram muitos trabalhadores a melhorar a alimentação e a consumir mais frutas, verduras e legumes. “A cada encontro dos participantes do jogo, víamos uma evolução no estágio comportamental de cada um”, declara Greice. “Os trabalhadores saíram com um importante conhecimento na área nutricional". Ela falou sobre as expectativas com o projeto. Ouça clicando aqui.

Além desse projeto, mais três inovações serão apresentadas pelo SESI no Congresso. Entre elas, está o projeto A Família na Educação Alimentar do Trabalhador da Indústria, que ofereceu cursos e dicas nutricionais a trabalhadores e seus familiares. A iniciativa foi testada na fábrica da Braskem, indústria do setor químico e petroquímico, em Salvador.

A gestora técnica do SESI na Bahia, Adriana Reis, conta que as famílias dos trabalhadores receberam visitas de nutricionistas em casa. “Eles foram orientados a selecionar alimentos mais saudáveis desde a compra dos produtos até a sua preparação”, relata Adriana. “Envolver a família foi importante e, ao longo do projeto, observamos que os trabalhadores se alimentavam melhor", completa.

OUTROS PROJETOS – Os projetos apresentados pelo SESI no Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida integrarão o portfólio de serviços da entidade para as indústrias. Também serão apresentados outros dois projetos. Um deles será um diagnóstico que relata as principais doenças responsáveis pela falta ao trabalho. O outro, conhecido como Coluna 100%, será destinado à melhoria da postura corporal dos trabalhadores.

Segundo Andrea Ferreira, analista de desenvolvimento industrial do SESI, esses serviços contribuem para aumentar a produtividade dos funcionários. “São ações inovadoras e que trazem o bem estar e o desenvolvimento de competências dos profissionais”, explica.

Relacionadas

Leia mais

SENAI usa aplicativo com tecnologia de holografia para melhorar aprendizado
Game do SENAI aprimora ensino e aprendizagem por meio da tecnologia
Aplicativo de competidores do SENAI no Paraná chama a atenção de investidores

Comentários