Imagine explorar um motor elétrico e todos os seus componentes por meio da tecnologia de holografia de óculos de realidade mista. Isso é possível graças ao aplicativo HoloSENAI, um projeto desenvolvido pelo SENAI de Santa Catarina em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para facilitar as aulas práticas de cursos técnicos oferecidos aos estudantes, como o de Automação Industrial. Por meio dessa aplicação, é possível interagir com um motor elétrico, por exemplo, como se estivesse no mundo real.
O projeto levou sete meses para ficar pronto. “É um aplicativo didático para manutenção de motor padrão trifásico. Porém, é possível simular outras peças ou até mesmo situações que o nosso aluno enfrentará na indústria. Esse tipo de tecnologia permite mesclar as realidades. É possível simular uma situação de risco sem expor o estudante ao risco”, explica o especialista André Ramos, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais do SENAI em Tubarão, cidade em que o aplicativo vem sendo utilizado em fase de testes desde o início do ano.
Uma das principais vantagens do aplicativo é a interatividade que ele oferece, pois, segundo Ramos, os recursos são acionados por comandos de voz e tem captura de gestos. “Como temos uma interface digital inserida no mundo digital conseguimos potencializar muitos conceitos que no mundo real seria impossível demonstrar, como o campo magnético gerado no motor. Dessa forma, o aluno se torna protagonista do seu próprio aprendizado”, acrescenta.
"Trata-se de uma ferramenta absolutamente diferenciada para aprender e um novo recurso para o trabalhador da indústria. O SENAI é o primeiro a publicar um app para óculos de realidade mista no Brasil", conta o especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional, Bruno Duarte.
MAIS TECNOLOGIA - Além do HoloSENAI, a instituição desenvolveu um simulador que ensina a montagem e desmontagem de peças da área de Mecatrônica. Relatos de professores e estudantes que tinham dificuldade de compreender o funcionamento de diversas peças deram origem a este recurso. “Este é um aplicativo gamificado - à medida que o aluno avança, ele ganha pontos - que demonstra no ambiente virtual os detalhes de alguns itens da Mecatrônica”, conta Ramos.
Na área de Logística, o SENAI desenvolveu um vídeo 360º mostrando a operação da empresa de logística Gam, voltada à indústria farmacêutica. O tour interativo pode ser acessado de dispositivos móveis (como celulares e tablets inseridos em um cardboard) e permite ao usuário escolher as trilhas que quer seguir dentro da empresa. A própria empresa passará a utilizar o recurso no treinamento de novos colaboradores.
O núcleo de inovação do SENAI em Tubarão é referência no país em desenvolvimento de tecnologias educacionais. Em 2016, dois aplicativos criados em Santa Catarina, voltados aos cursos técnicos de Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Redes de Computadores e Eletrotécnica, foram disponibilizados para download, beneficiando cerca de 80 mil estudantes.
O aplicativo de realidade aumentada permite usar a câmera do celular para reconhecimento de imagens impressas nos livros didáticos e, assim, ter acesso a conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados que possibilitam interagir com o conteúdo. Depois de fazer o download, não é preciso acessar a internet para usar o aplicativo. Confira como funciona o aplicativo.
Já o SENAI APP propõe desafios técnicos de aprendizagem aos alunos por meio de recursos do celular, como fotos, vídeos ou recursos de áudio. O primeiro curso contemplado foi o de Automação Industrial. Em casa, o aluno pode montar um diagrama elétrico, por exemplo, tirar uma foto e enviá-la ao professor para avaliação. Também pelo aplicativo, o professor dá retorno sobre o desempenho dos alunos e, se isso for feito com a turma inteira, os alunos recebem medalhas e aparecem num ranking.