FIESC repassa testes para centro de triagem de Covid-19

Testes foram adquiridos com recursos do Fundo Empresarial de Reação Articulada e da Associação Industrial de Joinville

Além da entregar, equipes do SESI vão auxiliar na aplicação dos testes

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), repassaram nesta quinta-feira (23) ao Centro de Triagem do coronavírus, anexo a Associação Atlética da Tupy, 400 testes para identificar a doença.

A aquisição dos testes foi realizada por meio do Fundo Empresarial de Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA-SC), da FIESC, que recebeu doações de indústrias e entidades de todo o estado, e da ACIJ.

O centro de triagem atende a comunidade gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e recebe em média 45 pessoas por dia. As coletas são encaminhadas ao Laboratório Central, em Florianópolis.

Além da entrega dos testes, equipes do Serviço Social da Indústria (SESI) atuarão junto aos profissionais da saúde do centro de triagem na aplicação dos testes. “Essa é a primeira etapa de atuação do SESI na realização de testes da Covid-19. A segunda etapa será a aplicação de testes junto às indústrias interessadas em conhecer a situação dos seus trabalhadores. Planejamos começar os testes junto aos trabalhadores até a primeira semana de maio”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Entrega dos testes ocorreu nesta quinta-feira (23), em Joinville

As indústrias poderão aderir à ação de testagem para a Covid-19, que oferecerá dois tipos de testes: o PCR e o teste imunológico IgM e IgG. Além da aplicação dos testes, o SESI orientará as indústrias sobre o melhor tipo de teste para o seu público, e ajudará o setor a aplicar o melhor protocolo de saúde nos casos identificados.

A ACIJ já fez outras ações no enfrentamento da pandemia. “Nós doamos mil macacões, três respirados, cestas básicas, máscaras, equipamentos como macas e estamos concluindo leitos no hospital”, explica o presidente da entidade, João Joaquim Martinelli.

O Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus, o FERA-SC, já recebeu 71 projetos para análise, captou R$ 2,15 milhões e já fez doações a instituições como a Defesa Civil de SC, que recebeu quatro mil face shields (equipamento de proteção facial), ara proteger agentes que atendem a população. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Conheça as iniciativas do setor industrial maranhense contra o coronavírus
Indústrias fazem doações para combate ao coronavírus no Amazonas
Conheça as ações da indústria de Rondônia no combate ao coronavírus

Comentários