Fiems, Sesi, TST e TRT vão promover Ato Público pelo Trabalho Seguro em Três Lagoas

A expectativa é reunir pelo menos 8 mil trabalhadores envolvidos na construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), da Petrobras, considerada a maior do ramo na América Latina

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Márcio Eurico Vitral Amaro, e o presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Francisco das Chagas Lima Filho, abrem, nesta sexta-feira (06/12), às 7 horas, na Arena Mix, em Três Lagoas (MS), a 2ª edição do Ato Público pelo Trabalho Seguro, com o objetivo de conscientizar e prevenir trabalhadores sobre os riscos dos acidentes e das doenças do trabalho, orientando quanto às medidas de segurança.

A expectativa é reunir pelo menos 8 mil trabalhadores envolvidos na construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), da Petrobras, considerada a maior do ramo na América Latina, que terão uma manhã repleta de ações desenvolvidas pelo Sesi, como atendimentos nas áreas de saúde, esporte e lazer, bem como sorteios de brindes e show com o grupo de forró Falamansa. Ainda durante o evento, o Sesi vai tirar dúvidas sobre o PNSST-IC (Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Construção Civil), que visa reduzir os acidentes de trabalho nas indústrias da construção civil.

O Ato Público pelo Trabalho Seguro está inserido na política nacional desenvolvida pela Justiça do Trabalho em decorrência da preocupação com o agravamento dos acidentes do trabalho no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o evento está incluído nas ações do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-24), que é composto pelo TRT/MS, Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, Fiems, Secretaria Estadual de Educação, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Funsat e Fundacentro e foi criado para incentivar, promover, operacionalizar, divulgar e fortalecer a Campanha de Promoção de Saúde e Segurança e Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho.

Números

De acordo com dados da Previdência Social, Mato Grosso do Sul registrou aumento no número de acidentes nos últimos anos, saindo de 10.102 casos em 2010 para 11.333 notificações no ano passado, ou seja, crescimento de 12%. Ainda conforme esse levantamento, os números também são crescentes em Três Lagoas, que tem o 3º maior índice de acidentes laborais no Estado e esse é o motivo principal que levou o Getrin-24 a escolher a cidade para sediar o Ato Público pelo Trabalho Seguro.

Responsável por cerca de 50% do volume de exportação industrial de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas é hoje um dos principais polos de contratação de trabalhadores, frente ao grande desenvolvimento do município que tem cerca de 3 mil empresas instaladas e 54 indústrias de grande e médio porte. Por isso, o Getrin-24 espera, com o evento, ajudar a conscientizar os trabalhadores quanto à importância do uso dos equipamentos individuais de proteção, contribuindo para reduzir os números de acidentes.

 Atendimentos do Sesi

As ações do Sesi junto aos trabalhadores que atendem a Petrobras na construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados começaram no dia 21 de novembro e seguem até o dia 17 de dezembro. Até o momento eles já tiveram acesso a diversos serviços, como os de odontologia, consulta e profilaxia, oftalmológica, acuidade visual, inclusão digital, cursos de informática básica e DSEV (Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida), com circuito saúde, aferição de pressão arterial, peso e altura, ginástica laboral e grupo de corrida.

Além disso, os trabalhadores estão tendo acesso ao Espaço Sesi Qualidade de Vida com jogos de mesa e eletrônicos, Biblioteca Itinerante - Saber Ativo, cursos de Educação Continuada, NR 35 e prevenção às DSTs/Aids, ao uso de tabaco e de drogas e ao consumo excessivo de álcool, bem como dicas sobre saúde do homem e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além da exibição de vídeos educativos, entrega de brindes e materiais informativos. 

Durante o Ato Público pelo Trabalho Seguro, o Sesi vai disponibilizar, para atender os trabalhadores, seis unidades móveis: duas de odontologia, duas de saúde ocupacional, uma oftalmológica e uma de inclusão digital. Além da estrutura de unidades móveis, a entidade vai realizar aula de ginástica, apresentação de street dance, sorteio de bicicletas e show musical com o grupo Falamansa.

Serviço - O Ato Público pelo Trabalho Seguro será realizado, das 7 às 12 horas, na Arena Mix, localizada na Rua Taufic Farran, s/n, Bairro Vila Piloto, em Três Lagoas (MS)

Relacionadas

Leia mais

SESI patrocina Programa Dr. Saúde da Prefeitura de São Paulo
SESI apoia campanha de incentivo à doação para fundos da criança e do adolescente
SESI e SENAI inauguram nova escola-fábrica no interior de Rondônia na próxima terça (6)

Comentários