Capacetes de ventilação começam a ser testados no Hospital das Clínicas de São Paulo

Equipamento lançado pela Life Tech Engenharia pode auxiliar no tratamento de dificuldades respiratórias e evitar intubação em até 35% dos pacientes infectados pelo coronavírus

O principal objetivo da BRIC é impedir a propagação do vírus em hospitais

A Bolha de Respiração Individual Controlada (BRIC) é uma interface entre paciente e o ventilador mecânico, que foi desenvolvida pelo presidente da empresa de tecnologia Roboris, Guilherme Thiago de Souza, junto a uma equipe com diversos profissionais da área da saúde, da engenharia e da indústria. O equipamento foi lançado sob a marca LifeTech Engenharia e está em fase de testes no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo.

Mais conhecido como “capacete estanque”, o produto é um dispositivo para ventilação não-invasiva e foi criado como uma alternativa de manter uma boa oxigenação do paciente e proteção da equipe de saúde, além de ser uma tentativa de tratamento que antecede a internação à UTI.  

O equipamento tem um custo baixo, de R$ 627,00 a unidade, e o lote inicial de 1.000 unidades está sendo preparado. A capacidade de fabricação é de 10 mil unidades ao mês, inicialmente. O capacete também está em negociação em outros estados como Minas Gerais e Bahia, que já manifestaram interesse em obter o capacete para auxiliar pacientes com dificuldade respiratória.

De acordo com Guilherme Thiago de Souza, o capacete estanque é um recurso a mais antes da internação à UTI. “A BRIC foi projetada com um volume para que o paciente se sinta confortável e sua principal característica é a estanquidade, capacidade de conter o vazamento, essencial para evitar a propagação da doença. Os hospitais ou clínicas ganham uma tentativa de tratamento que antecede a ida do paciente à unidade de terapia intensiva, é um tempo a mais, para que não precise ser induzido ao coma”, enfatiza o engenheiro.

“Acreditamos que com este equipamento, podemos salvar vidas e ajudar a sociedade brasileira”, afirma.

Equipamento similar já foi utilizado na Itália como uma aliada no combate ao coronavírus

Enquanto a taxa de mortalidade para pacientes intubados com o Covid-19 é de 70% a 86%, estudos da Universidade de Chicago sobre a tecnologia de ventilação baseada em capacete demonstram que com a utilização da BRIC, de 20% a 35% de pacientes com o vírus irão evitar a necessidade de intubação.

Os principais objetivos da BRIC no combate à covid-19 são impedir a propagação do vírus em hospitais, proteger a equipe multidisciplinar da saúde e pacientes com risco de contaminação, além de evitar o efeito aerosol. “Sua vedação foi feita de forma que não ocorram vazamentos e disseminação do vírus. A saída de ar ocorre pelos filtros hospitalares, projetados e construídos para essa finalidade”, explica Guilherme, ressaltando a redução significativa no risco de infecção.

“O paciente fica exposto a um menor risco que a intubação pode ocasionar e também, não transmite o vírus para o meio, pois tudo passa pelo filtro e devolve o ar limpo para o ambiente”, salienta o engenheiro. Além disso, é compatível para ventiladores VNI e pode ser utilizado em qualquer ambiente intra-hospitalar.

O produto também possibilita a oferta de oxigênio variada para o tratamento individual de cada paciente sem a necessidade da intubação. “Com seu uso, é possível configurar nos ventiladores uma oxigenação entre 21% a 100% de fração inspirada de oxigênio e implementação de pressão positiva, de acordo com a necessidade clínica”, diz o fisioterapeuta intensivista envolvido no projeto da Life Tech Engenharia, Thiago Marrachini.

Além das vantagens como menor tempo de internação, a interface não expõe os profissionais a aerossóis, evita úlceras causadas por máscaras faciais, facilita a comunicação do paciente com a equipe e seu sistema de estaqueamento confortável minimiza lesões cutâneas. Equipamento similar já foi utilizado na Itália como uma aliada no combate ao coronavírus.

A BRIC também pode ser usada no tratamento de outras doenças respiratórias. O produto aguarda a liberação da Anvisa.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Indústrias de Rondônia realizam ações solidárias durante a pandemia
Empresas da Bahia doam máscaras de proteção facial e cestas básicas
SESI do Rio Grande do Norte oferece serviços online e realiza testes de Covid-19

Comentários