Transporte e logística: conheça os temas das competições de robótica

As novas temporadas das competições FLL, FTC, FRC e F1 in Schools já foram lançadas. Entenda como cada modalidade aborda as adversidades enfrentadas pela indústria nas áreas de transporte e logística

Os torneios incentivam o desenvolvimento de novas soluções para entrega dos produtos na casa do consumidor

É um pássaro? É um avião? Ou o Super-Homem? Não, é um drone! A nova temporada da robótica está literalmente no ar! E também nas rodovias, ferrovias, nos mares... As modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL)FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) têm as áreas de Transporte e Logística como tema principal das competições que ocorrerão em 2022.

Com esta temática, a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), organização sem fins lucrativos que criou as competições, traz a concepção dos estudantes aos setores, com o intuito de inovar e maximizar os processos. Desta forma, o transporte e a entrega de pacotes e mercadorias podem ficar mais inteligentes, eficientes e ágeis.


“As equipes da FIRST® vão explorar o futuro do transporte. Desde o envio de pacotes em áreas rurais e urbanas, até a entrega de ajuda em desastres por meio do trânsito aéreo de alta tecnologia, os jovens repensarão as formas de transportação de cargas para torná-las rápidas, mais confiáveis, inclusivas e sustentáveis, de modo que auxilie o crescimento de comunidades e economias pelo mundo”, detalha a organização.


A temporada 21/22 também aborda o Objetivo 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Cargo Connect

Na modalidade FIRST LEGO League Challenge, o tema da temporada é intitulado Cargo Connect. As equipes compostas por jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas e da rede SESI, vão avaliar e explorar formas de aperfeiçoar o sistema de transporte global.

Isso deve englobar os processos realizados desde o acesso até o recebimento das mercadorias que precisamos e/ou desejamos, conectando, assim, as comunidades. Ao alcançar a solução do dilema, os estudantes devem registrar o desenvolvimento das ideias em formato de projeto de pesquisa, que é uma das categorias avaliadas na competição.

As equipes da modalidade FLL devem conter de dois a dez competidores e são supervisionados por dois instrutores adultos. Além de apresentar o Projeto de Inovação, os jovens precisam construir robôs baseados na tecnologia LEGO e programá-los para cumprir uma série de missões em um tapete oficial da FIRST.

Freight Frenzy

A modalidade FIRST Tech Challenge recebeu o tema batizado Freight Frenzy. Nessa categoria, equipes formadas por adolescentes do ensino médio e seus robôs deverão navegar o sistema complexo de transporte de cargas, atravessando barreiras e correndo contra o tempo, para estocar e entregar itens essenciais para pessoas em situação de risco.

Os robôs desenvolvidos na FTC têm até 19kg e são construídos com peças reutilizáveis como madeira, acrílico, plástico e metal. A programação é realizada com tecnologia Android e pode ser codificado com JAVA e Blocks, que permite a realização de atividades de forma autônoma e tele-operado, com o uso de controle.

As equipes podem ser formadas por até 15 integrantes, que executam atividades comuns para empresas reais, tais como: estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade local, além da criação de um projeto social e a realização de trabalhos voluntários.

Os competidores devem ser mentoreados por dois treinadores adultos.

F1 in Schools

Além das competições da FIRST, o F1 in Schools também é um dos torneios disputados por jovens brasileiros. O projeto educacional foi idealizado e é realizado internacionalmente pela própria Fórmula 1.

Embora a modalidade não tenha um tema específico a cada temporada, os estudantes de 9 a 19 anos são desafiados a criar e gerir uma escuderia, empresa automobilística de carros de corrida. Os competidores assumem funções como gerenciamento, engenharia e aerodinâmica, design, marketing, patrocínio e estratégias em mídias sociais. Além disso, eles devem desenvolver um projeto social e realizar ações na comunidade.

A competição simula desafios reais enfrentados em uma corrida profissional de F1. Os protótipos de carros criado pelos estudantes são impulsionados por um cilindro de CO2, em uma pista de 20 metros, podem chegar a 80 km/h.

Rapid React

Ainda focado nos estudantes do ensino médio, a FIRST tem a modalidade FIRST Robotics Competition. Para esta competição, o tema é chamado Rapid React e as equipes serão desafiadas a imaginar um futuro mais seguro, com viagens de alta velocidade e rápida entrega de produtos através de inovações na engenharia, pensamento criativo e trabalho de equipe.

Essa é categoria em que os estudantes estão mais próximo ao mundo real da engenharia, com robôs construídos com kit de peças doadas por indústrias, pesando até 54kg e 1,5m de altura.

Os estudantes também criam identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram habilidades de trabalho em equipe e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (metodologia STEAM) na comunidade local. Não há um número limite de competidores em uma equipe, mas a média desejável é de 15 a 20 estudantes, mentoreados por dois ou mais adultos.

Coronavírus

Os setores de transporte e logística atingiram o pico durante a pandemia do Covid-19. Com o distanciamento social, foi necessário que a população mundial se confinasse em seus domicílios e, com o comércio fechado, as compras on-line apresentaram grande aumento, segundo estudo publicado em janeiro.

Para a indústria, o tema é essencial, tendo em vista que a produção e a comercialização dependem dos processos logísticas. Com isso, empresas têm investido em novas tecnologias para atender grandes demandas.

Inteligência artificial, realidade virtual, algoritmos inteligentes e 5G são algumas das soluções utilizadas para tornar a operação logística mais eficiente, ágil e rentável. Projeção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mostra que profissionais de logística estão entre as carreiras que ganharam fôlego com a pandemia e deverão criar mais oportunidades de emprego.

Festival SESI de Robótica

Concebido e organizado anualmente pelo Serviços Social da Indústria (SESI), o Festival SESI de Robótica é um evento que centraliza as etapas nacionais das modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools, para escolas da rede SESI.

Em setembro, o SESI lançou o primeiro torneio off-season da modalidade FIRST Robotics Competition (FRC). Embora a rede esteja estreando a competição em território nacional, as equipes brasileiras, da própria rede SESI e de outras escolas públicas e privadas, já são veteranas. Em maio, cinco equipes brasileiras foram contempladas na premiação regional da América Latina da temporada 2020/2021.

No dia 7 de dezembro, o SESI realizará a final do torneio off-season. As equipes selecionadas vão participar de competições de aliança presencialmente, que serão transmitidas para o público no canal SouRobótica, do YouTube.

Os robotiquers estão nas redes

O único bot permitido é a Rodolfa, mas as informações são feitas por pessoas! Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência de Notícias da Indústria, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

Oi, meninas: Positivo lança edital para incentivar a participação feminina na robótica
FRC: saiba mais sobre a modalidade conhecida como a olimpíada de robôs
Apertem os cintos! A nova temporada do F1 in Schools começou

Comentários