Regionais da FLL no Brasil crescem com mais um estreante em 2022-23

A Agência de Notícias de Indústria volta no tempo para mostrar como a robótica se espalhou pelo país com as competições regionais. Neste ano, o SESI-CE entra na lista de operadores

A nova temporada da FIRST Lego League (FLL) Challenge está batendo à porta e os estados que vão receber os regionais já estão se preparando para os eventos que vão qualificar as equipes para o Festival SESI de Robótica, em março de 2023. As primeiras competições da edição Super Powered estão previstas para ocorrer entre novembro e fevereiro.

O Serviço Social da Indústria (SESI) chega à 11ª temporada operando competições de robótica da FIRST no Brasil, período em que a modalidade cresceu bastante. No primeiro ano de operações SESI, a temporada 2012-13, seis estados receberam disputas regionais: Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Na última edição, a Cargo Connect, foram 14 estados mais o Distrito Federal.

Com a estreia do Ceará nesta nova temporada, o número de Unidades da Federação com equipes competindo nas categorias da FIRST chega a 16. Veja a ilustração de como os regionais da FLL foram tomando conta do Brasil: 

Emoção de calouros 

Em 2021-22, o SESI Maranhão foi o estreante em operação presencial com 24 equipes inscritas e 172 competidores. O estado já havia estreado na temporada anterior, mas apenas com competição online devido à pandemia do novo coronavírus. 

“A gente percebeu a empolgação das equipes SESI em todo o processo. A euforia em imaginar que nós sediaríamos o primeiro regional impulsionou inclusive o processo criativo de todos eles pelo fato de estar em casa. O nosso fluxo era sempre de participar em um número bem reduzido, no máximo de três equipes em regionais de outros estados. E o fato de ser um evento presencial gerou neles uma expectativa e euforia grande”, contou Elayne Brito, assessora pedagógica e coordenadora de projetos da FLL e F1 do SESI-MA. 

Agora, na Super Powered, é a vez do SESI Ceará sentir a emoção ter seu próprio regional pela primeira vez. “A gente já vinha desenhando a possibilidade de realizar esse torneio e agora chegou a possibilidade. É um torneio que está sendo construído por mil mãos para que a gente possa realizar um dos melhores regionais”, disse o coordenador de educação do SESI-CE, Paulo Roberto, que vê a história sendo escrita no estado. 


“É um momento histórico para o SESI-CE, que durante muito tempo ficou dedicado à educação de jovens e adultos. Em 2016, começou a desenvolver a educação básica, fundamental e médio nas suas escolas. Hoje nós estamos com três escolas funcionando e, a partir de 2023, serão cinco escolas.” 


“A gente começou com a robótica em 2016. A gente só tinha uma equipe e hoje somos mais de 9 equipes nas nossas três escolas. Os alunos conversam muito, estão na rede, na efervescência, conversando com outras escolas, divulgando para as suas famílias, suas comunidades, seus guetos”, apontou Paulo.

Ele contou sobre o intercâmbio de experiências e a ajuda que receberam diretamente da Bahia, estado que está nos regionais desde o primeiro ano de operações do SESI. “Recentemente, a gente conseguiu juntar 22 profissionais das três escolas, entre professores, técnicos, diretores, coordenadores de escola. E realizamos uma formação, que a gente contou com o apoio do Departamento Regional da Bahia. Eles enviaram dois profissionais para fazer uma imersão de dois dias na nossa escola do SESI- Juazeiro do Norte, onde a gente se dedicou a estudar o campeonato, estudar a modalidade.” 

Estimando de 25 a 30 equipes disputando o regional no Ceará, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, Paulo projeta: “A nossa expectativa é poder colher bons frutos com esse atual momento, momento histórico que vamos realizar aqui no departamento regional.” 

FIRST Energize

Lançada oficialmente em 2 de agosto, em parceria com a empresa Qualcomm, a nova edição das competições da FIRST será cheia de energia, como o próprio nome já diz. As equipes de FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) terão a missão de reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias.  

O tema aborda os desafios globais relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Organização das Nações Unidas (ONU), que busca "assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia", "aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global" e "dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética "acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia".  

FIRST Energize é o tema geral da temporada, mas cada categoria recebe o seu nome específico:  

  • FLL – Super Powered  
  • FTC – Power Play  
  • FRC – Charged Up 

O lançamento oficial da temporada no Brasil está marcado para o dia 13 de setembro, em evento que será transmitido ao vivo pelo YouTube do SESI Robótica. Mais informações serão publicadas em breve na Agência de Notícias da Indústria.

Relacionadas

Leia mais

Da FLL ao FRC: as trajetórias de quem faz o ciclo da robótica girar
Robótica forma geração de jovens inovadores, diz presidente da CNI
Saiba tudo sobre o Festival Internacional SESI de Robótica no Rio de Janeiro

Comentários