Infográfico: como funcionam os desafios das competições de robótica na FLL e F1 in Schools?

O universo da robótica é gigante. Por isso, entender todas as competições de FLL, FTC, FRC e F1 in Schools não é tarefa fácil. Vem conferir de forma descomplicada:

O Serviço Social da Indústria (SESI) é o responsável pelo maior torneio de robótica do Brasil. Em parceria com a FIRST – sigla em inglês para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e da Tecnologia – e com a Fórmula 1, o Festival SESI de Robótica reúne competições de robótica para diferentes modalidades, voltadas para estudantes de 6 a 18 anos.  

Na FIRST, as competições se dividem em: FIRST LEGO League (FLL); FIRST Tech Challenge (FTC); e FIRST Robotics Competition (FRC). Já na Fórmula 1 acontece a competição do F1 in Schools. Quer conhecer o que é cada modalidade? Assista o vídeo “Tudo sobre a Robótica”, a seguir: 

Agora, vamos direto ao ponto, ou melhor ao placar final! A cada temporada, os temas das competições da FIRST mudam. Na 11ª temporada - 2022/2023, o tema é FIRST Energize, com desafios relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Organizações das Nações Unidas (ONU). FIRST Energize é o tema geral da temporada, mas cada categoria recebe o seu nome específico: FLL – Super Powered; FTC - Power Play; FRC - Charged Up. No F1 in Schools o desafio é padronizado.  

Conheça como funcionam os principais desafios das modalidades: 

O que é a FIRST LEGO League Challenge (FLL)? 

Na FLL, as equipes projetam e constroem um robô de LEGO 🧱; e o programam para realizar uma série de missões em um tapete, de forma autônoma. Esse é o Desafio do Robô.  


O desafio de 2022/2023 é o Super Powered. A missão dos robôs é coletar e distribuir unidades de energia ao redor do campo. Os pontos são marcados pela movimentação e entregas das peças aos destinos finais.  


A missão 

O tapete tem 15 missões, com pontuações diferentes. Na FLL, não existe uma ordem padrão, nem é obrigatório que a equipe cumpra todas as missões. A estratégia do grupo leva em conta as características do robô, a pontuação e a complexidade de cada tarefa.  

Cada round dura 2 minutos e 30 segundos. Nele, duas equipes disputam simultaneamente, em tapetes diferentes que ficam lado a lado. Todas as equipes têm direito a três rounds durante a competição e aquele de maior pontuação é o que vale. 

A competição começa com o robô dentro das duas áreas de lançamentos ou áreas homes. 

O robô pode voltar para as áreas de lançamento para ser modificado, receber novas peças e ser lançado novamente para outras missões. 

Mas isso precisa acontecer, idealmente, de forma autônoma. Se a equipe tiver de manipular o robô manualmente, perde discos de precisão, que contam pontos no fim da partida. Cada equipe começa com 6 discos. 

Missão Bônus 

Inspeção dos Equipamentos! 

O robô e todas as peças precisam caber dentro de apenas uma das áreas delimitadas do tapete. 20 pontos.  

F1 in Schools – os carrinhos mais velozes! 

O que é o desafio? Estudantes entre 9 e 19 anos, organizados em equipes de 3 a 6 participantes, precisam juntar marketing, design e trabalho em equipe para cruzar a linha de chegada – O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! 

O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. 

O que é avaliado na competição? 

As escudarias são consideradas microempresas de Fórmula 1. Além do desenvolvimento dos protótipos dos carros, modelagem 3D e testagem; os alunos precisam também desenvolver o marketing, o plano de negócios e buscar patrocínio para as empresas. 

Relacionadas

Leia mais

Vem aí o novo prêmio da robótica!
Brasília vai receber o maior Festival de Robótica do país! ⚡
Como o SESI se tornou um parceiro de escolas públicas para turbinar a robótica educacional

Comentários