Equipe brasileira vence prêmio no Global Innovation Awards 2022, nos Estados Unidos

A AC/DC/EG levou o Community Choice Award do evento que celebra as inovações da robótica

É DO BRASIL! O Global Innovation Awards (GIA) 2022 ocorreu no último dia 23 (junho), em St. Louis, nos Estados Unidos, e foi uma equipe brasileira, de São Caetano do Sul (SP), que levou o título na categoria Community Choice Award, a AC/DC/EG, do Colégio Eduardo Gomes

via GIPHY

O Community Choice Awards é uma premiação que é decidida por meio da votação do público, que analisa os 20 projetos finalistas e vota no favorito. Por isso, a equipe é muito grata a todos os familiares, colegas e demais pessoas que votaram e fizeram parte disso.

Veja outros temas:

Desenvolvimento sustentávelEducação STEAMEficiência energética e Telemedicina

Formada por sete integrantes, sendo cinco alunos, de 13 a 16 anos, e dois técnicos, a AC/DC/EG venceu os troféus de Champion’s Award e Desempenho de Robô no regional de São Paulo e foi a 3ª colocada na categoria treinadores no Festival Nacional SESI de Robótica. O Community Award é mais um para a lista de conquistas da atual temporada.


“Defender o projeto que a equipe criou com tanto esforço e dedicação foi incrível, e saber que seu projeto foi um dos melhores do mundo gera um sentimento inexplicável. Ganhar o prêmio foi extraordinário, lembrando que isso não seria possível sem ajuda dos pais, do colégio e do SESI (Serviço Social da Indústria). Eles se mobilizaram para divulgar a votação nas redes sociais e sei o quanto isso foi importante. Foi uma experiência inesquecível, coroando uma temporada sensacional!”, disse a aluna Estela Ravanelli, de 13 anos.


O técnico da equipe comemorou a conquista e destacou o apoio da escola, que pertence à rede privada de São Caetano do Sul, e também das famílias dos estudantes. “A AC/DC/EG sempre foi uma equipe com muito apoio do Colégio Eduardo Gomes, das famílias e de toda a nossa comunidade. Esse apoio é um dos grandes pilares da equipe. Ganhar esse prêmio significa muito para nós exatamente por isso. Reflete nossa essência e nossa história”, destacou José Reginaldo Pereira.


“Como técnico, é uma honra ver a equipe que vi ser formada, participar de evento como o GIA. Foi muito emocionante. Um dos melhores dias da minha vida.”, relatou.


“A equipe AC/DC/EG já nos surpreendeu com o seu projeto durante a seletiva brasileira quando foram indicadas as equipes que participariam do GIA. Ao ser selecionada entre as 20 finalistas, demonstrou quão excepcional foi a solução apresentada. Vencer o Community Choice Award mostra que a solução não agradou somente aos juízes, mas também o público em geral”, apontou Naira Hirakawa, líder de Projeto de Inovação no Comitê de Avaliação FLL Brasil.

Equipe AC/DC/EG, do Colégio Eduardo Gomes, no O Global Innovation Awards (GIA) 2022.

Sonho internacional

Foi a primeira vez da equipe no Global Innovation Awards e a realização de um sonho para a robotiquer Estela. “Participar do GIA foi algo muito especial, tanto para mim quanto para a equipe. Eu sonhava em ir para um torneio internacional e esse momento finalmente tinha chegado. Foi uma mistura de emoções e sei que aprendi muito lá, porque conversar e trocar experiências com equipes de vários lugares do mundo é algo fantástico!”

Próximos planos

Depois de passar por um perrengue na hora de voltar para o Brasil por problemas no voo, a equipe vai tirar um período de férias para descansar, mas já volta à ativa no final de julho. “Iremos para uma chácara do meu tio para treinarmos durante 9 dias, das 8h às 17h, nos preparando para o Open do Rio de Janeiro”, explicou o treinador. “Estamos muito ansiosos por esse evento. Será o último para alguns da equipe. É o que chamamos de ‘The Last Dance’.”

O Open será de 5 a 7 de agosto, de sexta à domingo. Mais informações serão publicadas em breve aqui na Agência de Notícias da Indústria, aguarde!

O que é o Global Innovation Awards?

"O Global Innovation Awards é uma premiação que incentiva a nova geração de inovadores e empreendedores a criar soluções para os problemas atuais da sociedade através do uso da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, explicou Naira.

Segundo ela, o objetivo do prêmio é estimular a curiosidade dos jovens e também despertá-los para as oportunidades para solucionar problemas reais. O GIA ocorre uma vez por ano e faz parte da temporada da FIRST Lego League (FLL). Cada país tem sua própria regra para incluir as equipes e seus projetos de inovação na premiação. Para mais informações, acesse o site do Global Innovation Awards.

Relacionadas

Leia mais

Histórias reais: ex-competidores mostram que o Ciclo da Robótica não tem fim
Houston, we have a championship: o mundial de robótica começou
XÔ COVID! Equipes dos desafios da pandemia são reconhecidas no Festival SESI de Robótica

Comentários