XÔ COVID! Equipes dos desafios da pandemia são reconhecidas no Festival SESI de Robótica

Os times premiados do Desafio Covid e do Desafio Volta às Aulas fazem participação especial durante o torneio de robótica, para expor os projetos

Durante o Festival SESI de Robótica, que começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo (29), as seis equipes que venceram os desafios promovidos pelo SESI na pandemia terão um estande para expor seus projetos e serem reconhecidas. As grandes vencedoras foram a SESI Big Bang, de Birigui (SP), e a TechCOE, de Aracaju (SE). Além delas estarão também as que ficaram 2º e 3º.

Os desafios foram lançados em meio à pandemia do novo coronavírus ainda em 2020 com o objetivo de manter as equipes engajadas e as cabeças funcionando. O primeiro foi o Desafio Covid-19 de Robótica, que foi de julho a setembro, e o outro foi o Desafio SESI Volta às Aulas, que teve o resultado divulgado em dezembro daquele ano.

Desafio Covid-19 de Robótica

Voltado para estudantes de 9 a 18 anos, o desafio definiu que os grupos teriam que buscar soluções para minimizar os impactos causados pela Covid-19. Por isso, as equipes traçaram alguns pontos focais como a prevenção, combate ou o diagnóstico da doença. Entre as mais de 400 equipes inscritas, o projeto vencedor da equipe SESI Big Bang foi um filtro sanitizante para vasos sanitários, batizado de Freetoilet.


"Mesmo on-line, conseguimos nos conectar, motivar, conversar e criar uma solução para ajudar as pessoas. No início da temporada, percebemos que um problema sério eram as partículas de Covid-19 que saiam do vaso sanitário, quando é dada a descarga. Criamos uma pastilha antiviral para eliminar o vírus dentro do vaso. Depois do desafio conseguimos testar o projeto, na Unicamp, e comprovar que as pastilhas têm 99,9% de eficácia. Além disso, aplicamos em mais 130 escolas de São Paulo. O mais gratificante foi ver que projeto mudou a vida das pessoas.", Beatriz Torres da equipe Big Bang (SP).


Em 2º lugar, ficou a equipe Titans, de Goiânia (GO), com o Limogel, que é um álcool em gel à base de casca de laranja que evita incêndios e não resseca as mãos. E, em 3º lugar, a Robocoe, de Aracaju (SE), que criou um sistema que utiliza a luz UV para a desinfecção de transportes privados, chamado de SafeTrip.
 

Desafio SESI Volta às Aulas

Criado pelo SESI, este desafio foi para estudantes de todo o Brasil, de escolas públicas e privadas, com a proposta de apresentar soluções para o retorno seguro da volta às aulas após o período de estudo em casa. Ao todo, foram 120 equipes inscritas e o projeto vencedor foi o da TechCOE, que criou o TechToy, um verniz natural feito de água, glicerina, timol e goma arábica que desinfecta a superfície e cria uma película em brinquedos.

A equipe que ficou em 2º lugar neste desafio foi a L.J Old School, também de Goiânia (GO), que apresentou o Silicone Líquido Antiproliferativo, um líquido que forma uma camada capaz de inibir a replicação do vírus graças ao Zinco presente na composição do silicone. E, em 3º, apareceu a AC/DC/EG, de São Caetano do Sul (SP), com a Glittertape, uma fita dupla face com glitter aplicada em ambientes comuns e de alto risco de contaminação, como banheiros.

Confira a galeria de imagens

Festival SESI de Robótica 2022 - 3º dia

Relacionadas

Leia mais

18 projetos avançam no Desafio SESI Volta às Aulas
Veja quem são os campeões do Desafio Covid-19 de Robótica
Testes em tecidos antivirais têm 99% de eficácia contra a Covid-19

Comentários