Começou! Confira a expectativa dos participantes do Festival SESI de Robótica

Estudantes de vários estados brasileiros já estão na maior competição de robótica do Brasil, em São Paulo

Depois de dedicar meses à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos inovadores, jovens de vários estados chegaram ao Festival SESI de Robótica nesta sexta-feira (6). O evento é realizado no Pavilhão da Bienal de São Paulo e conta com uma programação animada, gratuita e aberta ao público de todas idades.

Diretamente de Rondônia, a integrante da equipe Elev3r Lívia Damião Vieira, 15 anos, já participou de outros dois torneios de robótica e sabe bem como funcionam as competições de robótica do Serviço Social da Indústria (SESI).

“Esse é o meu terceiro ano e, provavelmente, o último por conta da minha idade, mas penso em ser juíza e participar dos torneios de outras formas. É uma experiência incrível. Viemos preparados para adquirir e compartilhar conhecimento com outras equipes”, conta a estudante da escola SESI Centro Educacional Isolina Rutmann.

Lívia Damião em breve quer deixar de ser competidora para ser juíza da robótica

Já o time SESI Academia Jaguatirica, do Rio Grande do Norte, teve que colocar o pé no acelerador para se preparar. Os jovens estavam entre as equipes suplentes e ficaram bastante felizes com o convite para a disputa nacional da categoria FIRST LEGO League (FLL).

“Corremos bastante para melhorar nosso projeto, nosso robô e agora é caminhar rumo ao internacional” conta o técnico da equipe, Heriberto Nunes.

O professor conta ainda que o projeto Ciclovida, que consiste na reutilização de plástico na composição de asfalto para construir mais ciclovias, foi elogiado pela Secretaria de Transportes Urbanos de Natal (STTU) e a solução está sendo estudada para implantar nas cidades do estado.

Esse projeto faz parte das avaliações da modalidade FIRST LEGO League, que tem como tema desta temporada cidades inteligentes e sustentáveis. Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values são as outras categorias do FLL, voltado para alunos de 9 a 16 anos.

A equipe do Rio Grande do Norte teve de correr para estar preparada para o Festival SESI de Robótica

Projetos de inovação engajados e reconhecidos

Um dos professores pioneiros no ensino de robótica no SESI de Goiânia, José Nazaré Rodrigues Barros Junior, 39 anos, é o técnico da equipe Life SESI Canaã que vai competir na categoria FLL.

Os jovens vieram para São Paulo pouco tempo antes do Festival SESI de Robótica e visitaram a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde receberam um feedback positivo sobre o projeto de inovação que apresentaram: um piso tátil didático e sustentável, composto por polietileno de alta densidade.Com eles, será possível melhorar a sinalização de espaços internos e externos para pessoas cegas. 

“Estamos em contato com os responsáveis pela NBR-9050 – norma que garante acessibilidade em edifícios, espaços e equipamentos urbanos – e já temos uma reunião marcada aqui em São Paulo para discutir a inclusão do nosso projeto na norma e lançar para o todo Brasil”, explica a integrante da equipe Maria Eduarda Lima, 14 anos.

Estudantes de Goiás criaram novo piso tátil para ajudar pessoas com deficiência visual

Competições de F1 in Schools e FTC também fazem parte do festival

Além dos robôs de LEGO, o Festival SESI de Robótica vai sediar competições nas categorias F1 in Schools e FIRST Tech Challenge (FTC) neste fim de semana. Para você entender as regras, a Agência CNI de Notícias fez uma lista com as diferenças de cada categoria. Acesse e confira!

A equipe Pocadores Racing Team, do SESI Jardim da Penha (ES), por exemplo, participa da modalidade F1 e as integrantes Esther Rocha, 15 anos, e Rebeca Gallo, 15 anos, falam das expectativas para a maior competição de robótica do Brasil.

"A gente veio competir, mas também se divertir"

“A gente veio aqui para competir, mas também para se divertir. É uma experiência única. A gente compete com os carrinhos, criamos uma miniempresa, apresentamos portfólios, elaboramos estratégias de marketing, entre outros. É bem interessante”, contam as participantes.

Na modalidade FIRST Tech Challenge, a equipe Cavalo Vendado, do Colégio Marista Medianeira (RS), é uma das participantes. Aos 15 anos, o integrante do time Felipe Trentin conta que pretende seguir em alguma área de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

“Já é o meu oitavo ano na robótica e eu gosto. Percebi que me encaixo aqui e sei fazer isso. Pretendo seguir na área de mecatrônica ou ciências da computação”, explica o estudante que está no 1º ano do ensino médio.

FIRST Robotics Competition

A novidade deste ano é a apresentação de uma nova categoria: FIRST Robotics Competition. A modalidade combina a emoção do esporte com os rigores da ciência e da tecnologia. As equipes de estudantes são desafiadas a arrecadar recursos, desenvolver uma marca  e criar e programar robôs de tamanho industrial para um jogo de campo difícil. É o mais próximo da engenharia do mundo real que um estudante pode chegar. 

Durante o Festival SESI de Robótica, haverá uma demonstração ao público com robôs e estudantes voluntários. Vale muito ver tudo isso de perto!

REDES SOCIAIS - Acompanhe tudo sobre a temporada 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge e do Torneio SESI F1 nas Escolas aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA

Sexta-feira (6) – Das 13h às 18h30
Sábado (7) – Das 8h às 18h30
Domingo (8) – Das 8h às 17h
(Entrada permitida até 2h antes do encerramento do evento)
No Pavilhão da Bienal - São Paulo

ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Olá, Mundo! explica o Festival SESI de Robótica
Segurança Cibernética das cidades inteligentes
5 coisas que você vai ver no Festival SESI de Robótica

Comentários