Entenda como funcionam as três competições do Festival SESI de Robótica

O maior evento de robótica do Brasil reúne 1.200 alunos de escolas públicas e particulares de todo o país entre os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro. Conheça os torneios FIRST LEGO League, o FIRST Tech Challenge e o F1 nas Escolas

Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é uma competição de exploração científica, voltada para alunos de 9 a 16 anos, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

Os times são avaliados em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values.

Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge

Participam do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico) equipes formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio, com disputas em duplas e individuais.

O robô do FTC tem de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena. Mas as equipes não são avaliadas apenas pelos robôs, como também pelo envolvimento com a comunidade. São avaliadas ainda pelo relacionamento com outras equipes e a maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas.

Torneio SESI F1 nas Escolas

O Torneio SESI F1 nas Escolas (F1 in Schools) é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nessa preparação para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia. Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de F1, que deve ter no mínimo 50 gramas.

Com algums peças feitas em impressoras 3D, o veículo, impulsionado apenas por um cartucho de gás de CO2, participa de uma corrida na pista dos eventos oficiais da disputa. A avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento em uma ação social relevante.

REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos estão no Flickr da CNI.

SAIBA MAIS - Quer saber tudo sobre as competições? Acesse o site do Festival de Robótica.

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA
Quando: 15 a 17 de março 
Aberto ao público apenas nos dias 16 e 17
Horário de visitação: 16/03 - sábado:
9h às 18h / 17/03 - domingo: 9h às 16h
Onde: Pier Mauá - Rio de Janeiro
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Festival SESI de Robótica vai reunir 1.200 alunos de escolas públicas e particulares no Rio de Janeiro
INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
De pioneira no Torneio de Robótica ao Vale do Silício. Conheça a trajetória da baiana Yasmin Thasla

Comentários