Belém recebe a 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI entre os dias 10 e 14 de setembro

Entre os dias 10 e 14 de setembro, 1.200 trabalhadores atletas de 200 empresas de todo o Brasil participarão do evento

Belém do Pará, cidade conhecida por sua cultura diversificada, belezas naturais e gastronomia apreciada por grandes chefes internacionais, é a cidade que recebe a 10ª edição dos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI). Entre os dias 10 e 14 de setembro, 1.200 trabalhadores atletas de 200 empresas de todo o Brasil participarão do evento. No total serão realizadas mais de 250 provas em 10 modalidades esportivas: atletismo, futebol de campo, futsal, futebol máster, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, tênis e xadrez. 

A preparação dos competidores começa muito antes de desembarcar em solo paraense. Para chegar à fase nacional da disputa, os trabalhadores enfrentam adversários nos torneios municipais, estaduais e regionais. Essas etapas envolvem mais de 2 milhões de participantes, que se superam a cada novo jogo. 

No Pará, a competição será realizada em Belém e em Ananindeua, município da região metropolitana. O SESI Almirante Barroso, localizado na principal avenida da capital, vai receber três modalidades: voleibol, natação e xadrez. O SESI Ananindeua abrigará o futebol de campo, futsal, futebol máster, tênis de mesa, vôlei de praia e o tênis. Já os competidores do atletismo disputarão suas provas no Estádio Olímpico do Pará, local onde são realizadas as competições do Grande Prêmio de Atletismo, reunindo dezenas de campeões olímpicos em solo paraense. 

De acordo com o gerente de qualidade de vida do SESI, Antônio Eduardo Muzzi, a promoção dos Jogos proporciona inúmeros ganhos não apenas para o trabalhador, como também para a indústria nacional. “É uma oportunidade para promover a cultura relacionada aos valores do esporte com reflexo direto nas organizações: como trabalhar em equipe, respeitar regras, estabelecer metas e vencer desafios. O profissional que se dedica ao esporte também se ausenta menos do trabalho por motivo de doença, se torna mais produtivo e consegue liderar colegas para um estilo de vida mais saudável”, explica. 

A cerimônia de abertura da competição acontecerá no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no dia 10 de setembro, às 20h, com a presença de autoridades e parceiros do Sistema Indústria. 

A Estação das Docas é um dos principais pontos turísticos de Belém

INCENTIVO À QUALIDADE DE VIDA - O incentivo à prática esportiva regular é realizado de forma constante pelo SESI, em todo o Brasil. Por meio de programas e serviços, o trabalhador da indústria e seus dependentes têm acesso a atendimentos de saúde e modalidades esportivas, que melhoram a qualidade de vida de toda a família. 

No Pará, somente em 2013, quase 6 mil trabalhadores participaram do programa de ginástica laboral e mais de 362 mil pessoas foram beneficiadas em atividades de Cultura, Esporte e Lazer. Em todo o país, os serviços de qualidade de vida e gestão de saúde e segurança atenderam mais de 3,4 milhões de trabalhadores. 

Para a realização dos Jogos Nacionais do SESI em Belém, as unidades do SESI na região metropolitana passaram por reformas e melhorias com investimento na ordem de R$ 10 milhões e que, após a competição, ficam como legado para quem trabalha e vive na capital paraense. “Receber os Jogos Nacionais do SESI é uma grande satisfação e também um desafio. Buscamos melhorar nossa estrutura para receber de forma confortável os competidores, mas também pensando em quem utiliza nossas unidades ao longo do ano. Certamente as melhorias que foram realizadas dão um incentivo a mais para o trabalhador e seu familiar que prezam pela sua saúde e bem estar”, diz o superintendente do SESI Pará, José Olimpio Bastos. 

SAIBA MAIS 
Evento: 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI 
Data: 10 a 14 de setembro de 2014 
Local: SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e Estádio Olímpico do Pará 

Relacionadas

Leia mais

CNI lança cartilha que incentiva regularização dos sindicatos empresariais
Alunos do SENAI do Pará disputam Olimpíada do Conhecimento
Empresários propõem que população cobre obras da Copa e Olimpíadas

Comentários