Atletismo é marcado pela superação dos atletas nos Jogos Nacionais do SESI

Sob o intenso calor paraense, a superação foi o grande nome do primeiro dia de competições do Atletismo na 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI

O Mangueirão já foi palco de grandes disputas do atletismo Internacional e de grandes jogos dos dois maiores times do estado do Pará, Remo e Paysandu. Desta vez, o estádio reuniu os melhores atletas da indústria nacional. Sob o intenso calor paraense, a superação foi o grande nome do primeiro dia de competições do Atletismo na 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI.

Para muitos trabalhadores-atletas, a superação começou bem antes do evento esportivo. É o caso da paraense Rosivane de Souza que teve a oportunidade de treinar alguns meses antes dos Jogos. A auxiliar administrativa mora em Moju, no nordeste do estado, onde não há uma estrutura adequada para realizar os treinamentos.

Mesmo assim, Rosivane sempre participa de competições regionais e, pela segunda vez, está nos Jogos Nacionais do SESI, em que ficou em 4º lugar no Salto em Altura 30+. “É gratificante estar aqui no Mangueirão e conseguir o 4º lugar. No lugar onde moro, minha equipe e eu não temos centro de treinamentos, como alguns têm aqui. Treinamos em um chão de piçarra e corremos o risco de nos machucar. É uma satisfação enorme mesmo ficar nesta posição”, diz emocionada.

Quem também está com o sentimento de dever cumprido é o auxiliar de logística, Everton Barbosa, de São Caetano do Sul, município de São Paulo. Ele foi o ganhador dos 3.000m rasos 16+. Everton tem treinamento de 2h diárias e no ano passado já tinha competido nos Jogos Nacionais, no Rio de Janeiro, mas ficou em 2° lugar, mesmo dividindo o tempo com o trabalho, faculdade e treino.

Este ano, já formado em educação física, Everton Barbosa conseguiu alcançar o primeiro lugar. “As pessoas falavam que eu estava louco de estudar, trabalhar e ainda treinar. É algo que temos que realmente amar porque a gente precisa abrir mão de muitas coisas, mas hoje, conquistando o 1º lugar, é uma sensação de dever cumprido”, relata o trabalhador atleta.

Dividir as 24h do dia em várias atividades também é a rotina da catarinense Scheila Klitzke, 1º lugar no salto em altura, categoria 16+. A técnica em desenvolvimento de produtos participa de competições desde os 11 anos e já conquistou várias medalhas no atletismo. A paixão pelo esporte continuou até hoje, na fase adulta, e sempre arranja um espaço durante o dia para os treinos. Além de trabalhar, Scheila estuda, joga futebol e ainda se dedica ao atletismo com treinos de duas horas por dia.

A vitória no salto em altura ainda tem um significado especial para atleta de Santa Catarina. Alguns meses antes dos Jogos Nacionais do SESI, ela precisou passar por uma cirurgia no joelho e, até um pouco antes do início do evento, ainda estava fazendo fisioterapia. Perguntada se já teve vontade de parar de praticar esporte por causa do trabalho, Scheila não hesita em responder. “Se eu fico um dia sem fazer uma atividade física, fico muito indisposta. Praticar esporte melhora muito a minha produtividade no trabalho”, ressalta a vencedora em sua moddalidade.

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, começaram na quarta-feira (10) e seguem até domingo no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competição. Acesse as fotos no Flickr

Relacionadas

Leia mais

Alagoas estreia com vitória do futsal e derrota do futebol de campo nos Jogos Nacionais do SESI
Atletas vão a Belém representar Mato Grosso nos Jogos Nacionais do SESI
Persistência e dedicação são fundamentais, afirmam atletas de ouro nos Jogos Nacionais do SESI

Comentários