Experiências de empresas brasileiras são apresentadas em fórum da ONU

Entre os casos levados pela Câmara de Comércio Internacional no Brasil estão os do Grupo Boticário, Natura, Fibria e Engie, engajadas nas metas da Agenda 2030, da ONU

A ICC Brasil tem dois anos e é fruto de uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI)

A Câmara de Comércio Internacional (ICC, em inglês) no Brasil levou experiências bem-sucedidas de cinco empresas brasileiras em conservação do meio ambiente para o Fórum de Alto Nível Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre até esta quarta-feira (19), em Nova Iorque. No evento, são avaliados os esforços do setor privado para promover o crescimento e o desenvolvimento sustentável com base nas metas da Agenda 2030, da ONU.

Iniciativas de empresas brasileiras apresentadas no fórum, que começou no dia 10 de julho, foram do Grupo Boticário, da fabricante de celulose Fibria, de cosméticos Natura, a geradora de energia elétrica Engie, o Banco do Brasil e Bradesco. Entre os destaques está o Grupo Boticário, que nesta segunda-feira, 17 de julho, esteve ao lado do ministro do Planejamento da Suécia, Ardalan Shekarabi, e do secretário-geral da ICC, John Danilovich.

Pela primeira vez, uma indústria brasileira esteve em uma mesa no fórum de alto nível da ONU. A empresa apresentou projetos de pesquisa científica em conservação de espécies e habitats e de manutenção de mais de 11 mil hectares de áreas protegidas.

A ICC Brasil tem dois anos e é fruto de uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conheça as experiências apresentadas no fórum da ONU: 

Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é uma das maiores patrocinadoras de projetos ambientais da América do Sul. Até hoje, mais de 1.500 projetos de pesquisa científica foram financiados pela fundação, beneficiando inúmeras espécies e seus respectivos habitats. A entidade também mantém duas Áreas Privadas Protegidas, totalizando mais de 11 mil hectares nos biomas mais ameaçados no Brasil. Mais de cem pesquisas científicas foram realizadas nas reservas e mais de 130 mil pessoas visitaram as áreas até agora.

Engie

O Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, uma parceria da Fundação Engie e da organização não-governamental Inmed Brasil, é focado na saúde e educação de crianças e jovens. Em 5 anos de projeto, mais de 30.000 crianças já foram assistidas.

O programa ainda desenvolve ações de educação participativa em saúde preventiva e nutrição, tratamento de crianças com infecção parasitária intestinal. Atua em regiões com extrema escassez de infraestrutura de saneamento e água potável, implementando o método SODIS, que usa energia solar para destruir microrganismos patogênicos.
Além disso, a empresa tem projeto de proteção das nascentes de água para garantir o abastecimento e a qualidade da água para as comunidades locais. Isso ocorre através de parcerias estabelecidas entre a empresa, entidades sociais e comunidades locais. Os resultados do programa atingiram escala e contribuem para a conservação de aproximadamente 1.350 nascentes e mais de 1.500 famílias envolvidas e beneficiadas.

Natura

O Instituto Natura administra e aplica os fundos gerados pelas vendas da linha Crer para Ver de produtos não cosméticos, cujos lucros são utilizados integralmente para apoiar projetos voltados à melhoria da qualidade da educação pública. Em 2016, R$ 38 milhões foram arrecadados no Brasil e nas operações na América Latina, beneficiando mais de 1.200 escolas e organizações e 550 mil estudantes.

A Natura também desenvolveu um programa educacional para os consultores Natura e suas famílias, oferecendo bolsas de estudos parciais e integrais. Nos primeiros meses do programa, mais de 25 mil pessoas voltaram a estudar.

Por meio do Programa Carbono Neutro, lançado em 2007, a Natura compra créditos de carbono apenas de projetos associados à regeneração e manutenção florestal, à eficiência energética ou à substituição de combustíveis fósseis. Atualmente o programa é composto por 63% de projetos de energia e 37% de iniciativas florestais.
Em 2016, 96% do consumo de energia da Natura proveio de fontes renováveis. A empresa também mapeou 11 oportunidades para diversificar suas fontes de energia renováveis e começou a implementar algumas dessas opções.

Fibria

Os programas sociais da Fibria em áreas rurais no Brasil beneficiam mais de 5 mil famílias e geram um crescimento de renda entre 4 e 5 salários mínimos por família. Além disso, na área ambiental, as florestas nativas da Fibria e as plantações comerciais de eucalipto representam um estoque de carbono significativo de mais de 18 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil desenvolve em todo país um programa de microcrédito urbano que já realizou mais de 45 mil empréstimos (totalizando cerca de US$ 100 milhões) para pequenas e médias empresas e empreendedores, sendo mulheres 50% do total de beneficiados.

Bradesco Seguros

Bradesco Seguros utiliza um "banco flutuante" na Amazônia, permitindo que 35 mil contas sejam abertas e 4,5 milhões de operações financeiras sejam executadas.

Relacionadas

Leia mais

CNI integra Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Setor industrial apoia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Startups revolucionam desenvolvimento da indústria brasileira

Comentários